Viçosa recebeu, na última segunda-feira (07) uma nova remessa com 670 doses de vacinas da AstraZeneca para dar sequência à vacinação no município. Desse total, 280 serão destinadas para a imunização de profissionais da saúde, que não foram contemplados nas últimas quatro semanas.
Além disso, com as novas doses, o município iniciará a vacinação em um novo grupo prioritário: os profissionais da educação. Neste primeiro momento, serão imunizados professores e profissionais de serviço de apoio de 40 a 59 anos que atuam em creches (0 a 3 anos) e pré-escola (4 a 5 anos).
De acordo com informações da reportagem do Primeiro a Saber, a ideia é finalizar este grupo até a próxima semana para dar sequência para os demais profissionais da educação, que englobam ainda profissionais de escolas municipais, estaduais e também da Universidade.
Em contato com a nossa equipe, o secretário de Saúde, Dr. Júlio Cotta afirmou que, recebendo o quantitativo atual, Viçosa terminaria a vacinação deste grupo específico em, no mínimo, quatro semanas. Além disso, segundo ele, a expectativa para essa semana é finalizar a fase da vacinação das pessoas com comorbidades e com deficiência permanente.
Por outro lado, Viçosa não recebeu imunizantes para moradores de rua, pessoas privadas de liberdade e funcionários do presídio. Esses grupos devem ser abrangidos nas próximas remessas enviadas pelo Estado. Em relação sobre a possível lentidão da vacinação, o secretário assegurou que todas as cidades da microrregião estão com o nível de vacinação igual ao de Viçosa.