Portal Oficial de Visconde do Rio Branco - MG

Ministério Público cobra construção de abrigos de ônibus acessíveis em Viçosa

Promotoria considera lento o cumprimento da decisão, mas empresa afirma que faltam poucos pontos para serem trocados e depende de benfeitorias da PMV
Fonte: Folha da Mata
WhatsApp
Facebook
Twitter
617324a29ac74
Foto: Reprodução

 

 

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria de Justiça de Defesa das Pessoas com Deficiência de Viçosa, requereu à 2a Vara Cível da comarca que determine o cumprimento da decisão interlocutória que estabeleceu multa caso a Viação União Ltda. e a Prefeitura de Viçosa não cumprissem os prazos para a substituição dos abrigos de pontos de ônibus.

Isso porque, segundo o promotor Luís Cláudio Fonseca Magalhães, a Viação União e o Município não estão cumprindoa decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) que, em decisão monocrática determinou, em 18 de dezembro de 2020, o prazo de seis meses para a substituição dos abrigos de pontos de ônibus por modelos acessíveis para pessoas com deficiência, sob pena de multa diária de R$ 2 mil, em caso de descumprimento da decisão, limitada ao máximo de R$200 mil.

Em outubro de 2019, o promotor propôs Ação Civil Pública, com pedido de liminar, contra o Município de Viçosa e a Viação União, porque os abrigos instalados pela concessionária estariam em desacordo com as condições específicas de pontos de embarque e desembarque de passageiros, descumprindo as exigências mínimas de acessibilidade da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e do projeto técnico elaborado pelo então Instituto de Planejamento do Município de Viçosa (Iplam).

Em outubro de 2020, a Justiça da comarca concedeu a liminar estabelecendo 30 dias de prazo para a substituição de todos os abrigos de pontos de ônibus existentes no município por modelos que atendessem à legislação e às normas de acessibilidade. O Município de Viçosa, então, questionou a decisão, por meio de agravo de instrumento.

No julgamento do recurso, em março deste ano, a 2ª Câmara Cível do TJMG manteve quase integralmente a decisão de primeiro grau, mas estendeu, de 30 dias para seis meses, o prazo para a substituição dos abrigos. Mas, conforme destaca o promotor de Justiça, mesmo com a ampliação do prazo, a concessionária continua descumprindo as cláusulas dos termos de acordo firmados com o município. Em maio deste ano, a empresa informou que cumpriria, na íntegra, o pedido do MPMG e promoveria a substituição de 40 abrigos e a adaptação de outros 30.

Para a Viação União, as cláusulas estão, sim, sendo cumpridas. Um representante informou à reportagem que a concessionária está surpresa com a cobrança, pois já instalou 68 abrigos, novos ou reformados. A empresa enviou ao Folha da Mata as fotos dos quase 70 abrigos padronizados, localizados em todos os bairros e também em comunidades rurais.

A empresa também esclareceu que parte do trabalho é de responsabilidade da Prefeitura, como a construção de calçadas, com rampa de acesso para cadeirantes, e a instalação de piso tátil, para pessoas com deficiência visual. A PMV informou ao Folha da Mata que cumpre sua parte no acordo dentro do prazo estipulado.

 

 

 

Gostou? Compartilhe

Deixe um comentário

MPMG quer impedir que prefeitura utilize recursos do fundo de proteção ao consumidor para reforma do centro administrativo

MPMG quer impedir que prefeitura utilize recursos do fundo de proteção ao consumidor para reforma do centro administrativo

A 1ª Promotoria de Justiça de Viçosa ajuizou uma ação civil pública, com pedido de…
Mulher ao tentar entrar com drogas e celular escondidos nas partes intimas no Presídio de Viçosa

Mulher ao tentar entrar com drogas e celular escondidos nas partes intimas no Presídio de Viçosa

  Uma mulher de 23 anos, esposa de um presidiário, foi detida no Presídio de…
Por excesso de impurezas, quatro marcas de café estão proibidas de comercializar seus produtos

Por excesso de impurezas, quatro marcas de café estão proibidas de comercializar seus produtos

Quatro marcas de café estão proibidas de comercializas seus produtos, pelo menos, até que seja…
FECHAR MENU

Estamos começando a criar o maior Portal de Informações da Cidade! Acesse sempre…

Cadastrar Rádio

Preencha o formulário para cadastrar sua Rádio em nosso Portal.