Após denúncia, a Vigilância Sanitária de Campos, no Rio de Janeiro, encontrou dezenas de medicamentos controlados descartados de forma irregular.
De acordo com o RJ TV, a entidade recolheu medicamentos que estavam fora da data de validade e foram jogados em um terreno baldio no Parque Leopoldina.
Entre os medicamentos encontrados estavam cartelas de Epilenil, Lipidil, Acetilcisteina e, até mesmo, água para injetáveis, entre outros fármacos.
Em entrevista ao portal, o coordenador do setor de Farmácia Vigilância Sanitária, Francisco Martins, destacou as próximas medidas que serão adotadas para encontrar os responsáveis pelo descarte irregular.
“Nós vamos levar ao Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF), por meio da rastreabilidade do lote destes medicamentos, para ver de onde eles provêm, se é possível rastrear estes medicamentos. E nós vamos até o local para tomar as medidas cabíveis sanitárias”.
De acordo com a Vigilância Sanitária, os responsáveis podem responder por crime ambiental. Além disso, a entidade ressalta que a posse ou venda destes medicamentos sem receita pode configurar tráfico de entorpecentes.
O farmacêutico e professor da Pós-graduação em Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica no ICTQ – Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o Mercado Farmacêutico, Rafael Poloni, pontua que a fiscalização das entidades sanitárias é de extrema importância, pois, os medicamentos são voltados à saúde, logo, devem oferecer qualidade e segurança aos pacientes.
Ele alerta que todos podem denunciar quando notarem qualquer irregularidade como a ocorrida em Campos.
“A população deve denunciar as desconformidades com a legislação vigente quanto aos parâmetros sanitários”, explicou.