A Prefeitura de Coimbra divulgou, na última terça-feira (01) um decreto com novas medidas restritivas de combate à pandemia da Covid-19. O novo decreto impõe novas regras e visa diminuir a aceleração do contágio do coronavírus no município. Em caso de descumprimento das medidas adotadas pelo decreto, erá aplicada multa de R$1.500,00, com acréscimo de 30% em caso de reincidência.
A partir desta quarta-feira (02), fica proibido o funcionamento de estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços não essenciais de segundas às sextas-feiras após 20h. Aos sábados, após às 18h não será mais permitido o funcionamento e, aos domingos, os comércios considerados não essenciais não poderão abrir.
Por outro lado, delivery e retirada de produtos podem acontecer sem restrição de horários. Os restaurantes, por sua vez, podem funcionar aos domingos até às 14h.
Fica permitido o funcionamento de templos e cultos religiosos, bem como bares, restaurantes, lanchonetes, sorveterias, trailers, food trucks e similares, obedecendo rigorosamente a capacidade máxima de 30%, e seguindo todas as medidas de segurança.
Os serviços considerados essenciais podem funcionar sem restrições, desde que seguindo as medidas de segurança sanitária. São elas:
Serviços funerários;
Entregas de gás de cozinha;
Borracharias;
Oficinas mecânicas;
Serviço de lanternagem;
Postos de gasolina;
Serviços de saúde humana e animal, de emergência;
Farmácias;
Padarias;
Mercearias, mercados e supermercados.