A vacinação contra a Covid-19 teve início no dia 18 de janeiro em Minas Gerais. Os primeiros públicos a serem vacinados foram os profissionais de saúde e os pelos idosos. Desde então, o percentual de mortes causadas pela doença em idosos com 70 anos ou mais tem diminuído no Estado.
O mesmo cenário ocorre nas cidades da Zona da Mata e Campo das Vertentes, onde também houve redução de óbitos de pessoas a partir de 70 anos após o início da imunização contra o coronavírus.
O dado foi observado em um comparativo feito pelo G1 entre a última quinzena de janeiro – que corresponde ao período de início da imunização – e a primeira quinzena de maio. Os dados foram consultados no painel do coronavírus disponibilizado pela Secretaria do Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).
Até este domingo (16), Minas Gerais recebeu do Ministério da Saúde 8.919.810 doses de vacinas contra a Covid-19. Quase 6 milhões de doses já foram aplicadas.
Macrorregião Leste do Sul
A macrorregião de saúde Leste do Sul foi a única entre a região Zona da Mata e Campo das Vertentes que apresentou redução em todas
as faixas etárias a partir dos 70 anos.
Os óbitos das pessoas na faixa de 90 anos ou mais saíram de 11,6% no fim de janeiro e chegaram a 4,3% no início de maio. Os idosos de 80 a 89 anos, que representavam 28,9% do total de óbitos por Covid-19, passaram para 13%. Já entre 70 e 79 anos, o índice passou de 34,8% para 17,4%.
A somatória final de todas as faixas etárias acima de 70 anos apresentou queda significativa saindo de 75,3% no fim de janeiro, para 34,7% no início de maio.
Principais cidades
Além do levantamento em relação às macrorregiões, o G1 também consultou dados do Estado que mostram a redução da porcentagem das mortes nas cidades da Zona da Mata e Campo das Vertentes.
Neste caso, foram somadas as faixas etárias de 90 anos ou mais, 80 a 89 anos e 70 a 79 anos. Novamente, o período analisado foi a segunda quinzena de janeiro e a primeira quinzena de maio.
Neste comparativo, foi possível observar que as cidades que mais apresentam queda de mortes de idosos com 70 anos ou mais foram Ubá e Barbacena.
Em Ubá, a redução foi de 80% para 28,60%. Já em Barbacena, 73,3% das vítimas em janeiro tinham mais de 70 anos; já no início de maio, nenhum idoso acima de 70 anos morreu devido à Covid-19 na cidade