Portal Oficial de Visconde do Rio Branco - MG

Mortes pela Covid-19 de idosos com mais de 70 anos na Zona da Mata reduz após vacinação

Levantamento foi feito pelo G1 com base nos dados disponibilizados pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Veja os números por macrorregião e municípios.
Fonte: G1 - Zona da Mata
WhatsApp
Facebook
Twitter
An employee puts on an equipment vials containing CoronaVac, Sinovac's vaccine against the coronavirus disease (COVID-19), at Butantan biomedical production center in Sao Paulo, Brazil January 22, 2021. REUTERS/Amanda Perobelli
Foto: Reprodução

A vacinação contra a Covid-19 teve início no dia 18 de janeiro em Minas Gerais. Os primeiros públicos a serem vacinados foram os profissionais de saúde e os pelos idosos. Desde então, o percentual de mortes causadas pela doença em idosos com 70 anos ou mais tem diminuído no Estado.

O mesmo cenário ocorre nas cidades da Zona da Mata e Campo das Vertentes, onde também houve redução de óbitos de pessoas a partir de 70 anos após o início da imunização contra o coronavírus.

O dado foi observado em um comparativo feito pelo G1 entre a última quinzena de janeiro – que corresponde ao período de início da imunização – e a primeira quinzena de maio. Os dados foram consultados no painel do coronavírus disponibilizado pela Secretaria do Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

Até este domingo (16), Minas Gerais recebeu do Ministério da Saúde 8.919.810 doses de vacinas contra a Covid-19. Quase 6 milhões de doses já foram aplicadas.

Macrorregião Leste do Sul

A macrorregião de saúde Leste do Sul foi a única entre a região Zona da Mata e Campo das Vertentes que apresentou redução em todas

as faixas etárias a partir dos 70 anos.

Os óbitos das pessoas na faixa de 90 anos ou mais saíram de 11,6% no fim de janeiro e chegaram a 4,3% no início de maio. Os idosos de 80 a 89 anos, que representavam 28,9% do total de óbitos por Covid-19, passaram para 13%. Já entre 70 e 79 anos, o índice passou de 34,8% para 17,4%.

A somatória final de todas as faixas etárias acima de 70 anos apresentou queda significativa saindo de 75,3% no fim de janeiro, para 34,7% no início de maio.

Principais cidades

Além do levantamento em relação às macrorregiões, o G1 também consultou dados do Estado que mostram a redução da porcentagem das mortes nas cidades da Zona da Mata e Campo das Vertentes.

Neste caso, foram somadas as faixas etárias de 90 anos ou mais, 80 a 89 anos e 70 a 79 anos. Novamente, o período analisado foi a segunda quinzena de janeiro e a primeira quinzena de maio.

Neste comparativo, foi possível observar que as cidades que mais apresentam queda de mortes de idosos com 70 anos ou mais foram Ubá e Barbacena.

Em Ubá, a redução foi de 80% para 28,60%. Já em Barbacena, 73,3% das vítimas em janeiro tinham mais de 70 anos; já no início de maio, nenhum idoso acima de 70 anos morreu devido à Covid-19 na cidade

 

Gostou? Compartilhe

Deixe um comentário

Avicultura da agricultura familiar abastece merenda escolar em Paula Cândido

Avicultura da agricultura familiar abastece merenda escolar em Paula Cândido

  O primeiro contato com a avicultura ocorreu por intermédio da Empresa de Assistência Técnica e…
Os jogadores Rio Branquense ausentes que conquistaram o mundo

Os jogadores Rio Branquense ausentes que conquistaram o mundo

    Ser jogador de futebol é o sonho de muitos meninos, não é? Desde…
Governo de Minas participa do Fórum Estadual da União dos Dirigentes Municipais de Educação

Governo de Minas participa do Fórum Estadual da União dos Dirigentes Municipais de Educação

    O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais…
FECHAR MENU

Estamos começando a criar o maior Portal de Informações da Cidade! Acesse sempre…

Cadastrar Rádio

Preencha o formulário para cadastrar sua Rádio em nosso Portal.