Não bastasse o apelo do Ministro de Minas e Energia, Bento de Albuquerque, na última segunda-feira (28) para que a população faça uso racional da energia elétrica e água, o consumidor foi surpreendido nesta terça-feira (29) com mais um aumento de 52% na tarifa da conta de luz, elevada à bandeira vermelha patamar dois.
A moradora do bairro Caiçara, Márcia Valadares, contou como tem feito para economizar energia. “Devido a esse aumento de energia elétrica que vai ser agora, a partir do mês de julho, o que temos que fazer é ligar o ferro elétrico em poucas vezes, passando as roupas em grande quantidade e a máquina de lavar, por exemplo, lavando roupa de 15 em 15 dias” explicou.
Já Olinda Cardim, moradora do bairro Cidade Nova, relembra atitudes básicas que muitos andam se esquecendo, mas que no final do mês faz toda diferença no valor da conta de luz. “Manter a lâmpada acesa somente em espaços que tiver pessoas. Tirar da tomada televisão, computadores, micro-ondas e outros aparelhos que a gente costuma deixar de stand-by” contou.
Rodrigo Baiano, do bairro Serra, região centro-sul de BH, se mostrou indignado com mais um aumento da bandeira tarifária. “Eles aumentam a tarifa mais rápido do que o dia de eu pagar a conta. Teve dois e antes de eu pagar já tem mais um. E no mais é um banho rápido” desabafou.
De acordo com o especialista Ronaldo Lucas Queiroz, gerente de eficiência energética da Cemig, o chuveiro elétrico é um dos equipamentos que mais consomem energia dentro das residências. “Nessa época do frio, nós colocamos o chuveiro na posição inverno e isso significa que ele consome até 30% a mais do que na posição verão. Então o mais importante é tomar um banho mais rápido neste inverno”
O especialista faz um alerta também quanto ao uso de equipamentos antigos que, segundo ele, tendem a consumir mais energia em relação aos modelos mais novos. “ A primeira dica é comprarmos sempre equipamentos que tenham o Selo Procel de eficiência energética. O consumo na verdade se dá pela potência e pelo tempo de uso desse equipamento. Então temos que evitar deixar qualquer equipamento elétrico ligado desnecessariamente” explicou.
O que diz a Cemig
Em nota a Cemig esclareceu que a gestão das bandeiras tarifárias é de responsabilidade da Aneel – Agencia Nacional de Energia Elétrica e que essas bandeiras valem pra todo o Brasil.