Portal Oficial de Visconde do Rio Branco - MG

Enem 2021: resultado é divulgado pelo Inep; veja como consultar

Ministério da Educação antecipou, para a noite desta quarta-feira (09), a divulgação das notas dos participantes do último Enem
Fonte: Redação
WhatsApp
Facebook
Twitter
Enem digital
Resultados foram divulgados nessa noite de quarta-feira (9)

 

 

Os candidatos que fizeram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 já podem conferir as notas individuais. Isso porque, o Ministério da Educação antecipou, para a noite desta quarta-feira (09), a divulgação das notas dos participantes do último Enem.

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, explicou que a pasta decidiu adiantar o resultado do Enem após receber muitos pedidos dos candidatos. As informações foram disponibilizadas nesta quarta-feira, as 19h, no Portal do Participante no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

A antecipação vale apenas para estudantes que fizeram a versão regular e a antecipação da prova. As notas do Enem 2021 podem garantir vaga em instituição de ensino superior pública ou privada brasileiras e até em faculdades fora do país. É o caso de instituições estrangeiras, como em Portugal, na Inglaterra e na França, que aceitam o exame como porta de entrada para o ensino superior.

Para visualizar as notas, os estudantes precisam acessar o Portal do Candidato (clique aqui). Depois, só precisa inserir o login e a senha do usuário para conferir o resultado.

Através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Ministério da Educação (MEC) seleciona estudantes para vagas em cursos de ensino superior de instituições públicas. Para concorrer a uma vaga, o candidato precisa estar dentro da nota de corte do curso em questão, ou seja, precisa ter obtido uma nota igual ou maior à nota mínima definida para aquele curso.

As inscrições serão abertas na próxima terça-feira (15). Candidatos que fizeram o Enem como teste não poderão participar.

Já para os candidatos interessados no Programa Universidade para Todos (Prouni) as inscrições devem ser realizadas de 22 a 25 deste mês. A iniciativa do Ministério da Educação oferece bolsas integrais e parciais em faculdades particulares.

Apenas alunos que cursaram os três anos do ensino médio em escolas da rede pública ou estudaram com bolsa integral em colégios privados podem se inscrever. A renda familiar deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Outro programa do governo federal é o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) que paga parte das mensalidades de estudantes em universidades e faculdades privadas, com a contrapartida de os beneficiários quitarem o financiamento após a formatura.

O financiamento pode cobrir de 50% a 100% da mensalidade do curso, podendo ser a juros zero a uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato.

 

Gostou? Compartilhe

Deixe um comentário

Caixa define prazo para proposta de alocação de recursos do FGTS

Caixa define prazo para proposta de alocação de recursos do FGTS

  O dia 29 de setembro foi definido pela Caixa Econômica Federal como a data…
Ministério da Saúde faz repasse para pagamento do piso da enfermagem

Ministério da Saúde faz repasse para pagamento do piso da enfermagem

    O Ministério da Saúde informou que foram repassados nesta quarta-feira (23), a estados e…
Reajustes salariais em julho ficaram acima da inflação, mostra Fipe

Reajustes salariais em julho ficaram acima da inflação, mostra Fipe

    Pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), divulgada nesta quinta-feira (24), mostra…
FECHAR MENU

Estamos começando a criar o maior Portal de Informações da Cidade! Acesse sempre…

Cadastrar Rádio

Preencha o formulário para cadastrar sua Rádio em nosso Portal.