Portal Oficial de Visconde do Rio Branco - MG

Anvisa informa procedimentos adotados com paciente de Juiz de Fora com suspeita de variante indiana desde o desembarque no Brasil

Em entrevista coletiva nesta quinta-feira (27), o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, também anunciou que o resultado dos exames deve ser divulgado nesta sexta-feira (28).
Fonte: G1 - Zona da Mata
WhatsApp
Facebook
Twitter
anvisa-sede14-02-202
Por Caroline Delgado, G1 Zona da Mata

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) enviou nesta quinta-feira (27), após pedido do G1, informações sobre a suspeita da variante indiana do coronavírus em Juiz de Fora. Em nota, o órgão informou que o paciente segue internado na Santa Casa de Misericórdia e que o mesmo tem expectativa de alta médica nos próximos dias. O estado de saúde dele não foi informado.

Também nesta quinta-feira, o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, durante uma entrevista coletiva, informou que o resultado dos exames do morador do município deve ser liberado nesta sexta-feira (28), conforme mostrado pelo G1 Minas.

Na quarta-feira (26), a Superintendência Regional de Saúde de Juiz de Fora (SRS-JF) divulgou um vídeo no qual o superintendente, Gilson Lopes Soares, falava sobre a suspeita da variante indiana na cidade.

Pronunciamento da Anvisa

Em nota, a Anvisa informou que o paciente chegou no Brasil por Guarulhos (SP) no final da noite do dia 18 de maio e se deslocou para o município de Juiz de Fora por meio de um veículo fretado pela empresa para a qual trabalha. O nome da mesma não foi informada.

“O passageiro estava nas exceções legais previstas pela Portaria 653/2021, expedida pela Casa Civil, Ministério da Justiça e Segurança Pública e Ministério da Saúde, para ingresso no Brasil e tendo passado pelo controle sanitário da Anvisa no Aeroporto de Guarulhos, apresentou teste RT-PCR negativo realizado dentro das 72h previstas pela portaria, além de Declaração de Saúde, não tendo reportado nenhum sintoma e tendo sido orientado a permanecer em quarentena”, explicou o órgão.

No dia 20 de maio, a pessoa, do sexo masculino e de idade não divulgada, realizou um novo exame que deu positivo para a Covid-19 e, posteriormente, no dia 21 do mesmo mês, foi internado. Conforme a Anvisa, o teste foi realizado para cumprir protocolo interno da empresa dele.

“Ao ser informada do caso, a Anvisa imediatamente disparou alertas ao Cievs (Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde) nacional, Cievs estaduais de São Paulo e Minas Gerais, bem como à Secretaria Municipal de Saúde de Juiz de Fora, para que os contactantes em todo o trajeto e familiares pudessem ser colocados em monitoramento”, finalizou a Anvisa em nota.

Primeira suspeita de MG

A SES-MG divulgou que o caso em Juiz de Fora é o primeiro em investigação em Minas Gerais. A Prefeitura também acompanha a situação.

“O caso é monitorado pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica desde a chegada do paciente ao município. A partir do desembarque, a Secretaria Municipal de Saúde realizou o acompanhamento e monitoramento, e, assim que os primeiros sintomas foram apresentados, todas as medidas e protocolos de segurança sanitária foram colocados em prática”, informou a Administração.

Nesta quarta-feira (26), São Paulo identificou o primeiro caso de variante do coronavírus em passageiro vindo da Índia. Há outra notificação em acompanhamento na cidade de Campos dos Goytacazes, no Norte do estado do Rio de Janeiro. O homem também retornou do país e testou positivo para a Covid-19 e é acompanhado pela Secretaria Municipal de Saúde da cidade fluminense.

Variante indiana

Na última quinta-feira (20), o Instituto Evandro Chagas, ligado ao Ministério da Saúde, confirmou o primeiro registro da variante indiana no Brasil, ocorrido no litoral do Maranhão. Há a confirmação de seis pessoas infectadas até o momento, que chegaram no país a bordo de um navio cargueiro vindo da África.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a variante é classificada como um tipo “digno de preocupação global”.

A OMS disse ainda que a linhagem predominante da B.1.617 foi identificada primeiramente na Índia em dezembro, embora uma versão anterior tenha sido detectada em outubro de 2020.

Gostou? Compartilhe

Deixe um comentário

Avicultura da agricultura familiar abastece merenda escolar em Paula Cândido

Avicultura da agricultura familiar abastece merenda escolar em Paula Cândido

  O primeiro contato com a avicultura ocorreu por intermédio da Empresa de Assistência Técnica e…
Caixa define prazo para proposta de alocação de recursos do FGTS

Caixa define prazo para proposta de alocação de recursos do FGTS

  O dia 29 de setembro foi definido pela Caixa Econômica Federal como a data…
Ministério da Saúde faz repasse para pagamento do piso da enfermagem

Ministério da Saúde faz repasse para pagamento do piso da enfermagem

    O Ministério da Saúde informou que foram repassados nesta quarta-feira (23), a estados e…
FECHAR MENU

Estamos começando a criar o maior Portal de Informações da Cidade! Acesse sempre…

Cadastrar Rádio

Preencha o formulário para cadastrar sua Rádio em nosso Portal.