A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) vai paralisar a produção da vacina Oxford/AstraZeneca contra a Covid-19 nesta quinta-feira (20), por falta de insumos. Na semana passada, a Fiocruz já havia confirmado que teria que interromper a fabricação por alguns dias nesta semana, mas não havia divulgado a data.
De acordo com a CNN, as máquinas serão religadas somente na terça-feira, dia 25. Além disso, a interrupção na linha de produção irá provocar um impacto de cerca de 2,5 milhões de doses a menos, na entrega prevista para a terceira semana de junho.
Segundo a Fundação: “não há previsão de que isso possa gerar qualquer impacto em entregas futuras. Caso possa haver algum impacto, ele será avaliado e comunicado mais à frente. O cronograma de entregas permanece semanal, sempre às sextas-feiras, conforme pactuado com o Ministério da Saúde, seguindo a logística de distribuição definida pela pasta”, divulgou em nota à imprensa.
Na segunda-feira (17), a Fiocruz, por meio do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), divulgou que só volta a receber uma remessa de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) no dia 22 de maio (sábado). Segundo a Fundação, vão chegar dois lotes, e não apenas um, conforme já havia sido divulgado anteriormente – graças a antecipação da remessa que estava prevista para o dia 29 de maio. Com isso, a Fiocruz estima receber insumo suficiente para a produção de cerca de 12 milhões de doses de vacina.
Coronavac
A produção da vacina Coronavac no Brasil também está suspensa no Butantan desde a sexta-feira passada em razão da falta de IFA, que só deve chegar ao Brasil no dia 26 de maio (próxima quarta-feira).