O Sistema de Vistoria Eletrônica de Veículos da Polícia Civil de Minas Gerais está presente em 170 municípios. A nova ferramenta, além de substituir o uso de papel, diminui a possibilidade de fraudes e erros, dando mais segurança aos proprietários de automóveis que buscam pelos serviços do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG).
Antes da implantação do sistema, a identificação veicular era realizada por meio do decalque das marcações de chassi e motor, extraído com uso de papel e lápis. No processo eletrônico, a avaliação é feita por meio de um aplicativo de celular com controle de localização, no qual o vistoriador inclui fotos e dados da identificação do veículo. As imagens e informações captadas são enviadas para o banco de dados do Detran-MG, com validação automática e laudo de vistoria imediato.
A implantação do sistema começou no quarto trimestre de 2019, em Belo Horizonte, e até de março deste ano estava em 25 cidades. O avanço para outras 145 localidades foi feito neste ano. O objetivo da Polícia Civil é estender a vistoria eletrônica para 100% das unidades de trânsito do estado o mais brevemente possível.
Segurança
Diretor do Detran-MG, o delegado Eurico da Cunha Neto destaca que o armazenamento das informações por meio digital permite que todo o processo de vistoria de identificação veicular seja monitorado e auditado.
O chefe da Divisão de Registro de Veículos (DRV), delegado Matheus Cobucci Salles, ressalta a importância da nova ferramenta para a eficiência dos serviços prestados pelo órgão. “O novo sistema traz considerável modernização aos processos de trabalho envolvendo o registro de veículos automotores, como substituição do decalque em meio físico pela leitura ótica, integração com os sistemas do Detran-MG e armazenamento de informações e consulta eletrônicos. Além disso, a utilização da vistoria eletrônica reflete em transparência e otimização de custos para o estado”, explica.