Portal Oficial de Visconde do Rio Branco - MG

Minas deve abrir mais de 200 mil empregos com chegada e expansão de empresas

Mesmo com a pandemia, estado tem atraído investimentos recordes
Fonte: Camila Campos e produção de Pablo Nogueira
WhatsApp
Facebook
Twitter
emprego awed
Foto: Pixabay

Minas Gerais deve abrir cerca de 60 mil empregos diretos e 150 mil indiretos com a chegada de novas empresas e a ampliação das existentes no território estadual. Mesmo em meio à pandemia de covid-19, o estado tem atraído investimento de importantes empresas. O assunto é tratado na série de reportagens especiais que serão veiculadas no Jornal da Itatiaia I Edição.

Os dados da geração de emprego foram apresentados pelo presidente da Agência de Promoção de Investimento em Comércio em Minas Gerais, João Paulo Braga. A entidade atua para ser um braço-direito no estado no apoio aos empresários.

“Dentre essas complexidades para os empreendimentos, está a escolha do melhor local, licenciamento ambiental, a parte tributária, a conexão de energia elétrica. São muitas complexidades que envolvem a implantação de projetos. Nosso trabalho é justamente fazer ficar mais fácil”, explica.

De acordo com ele, “foram formalizados junto à agência projetos de investimento de mais de 225 empresas, de 16 nacionalidades distintas, distribuídas em quase 30 setores econômicos diferentes”. Os investimentos, somados, superam R$ 129 bilhões. “Analisando a série histórica, a média anual nos últimos dois anos é quase quatro vezes maior do que a média dos 20 anos anteriores. Minas Gerais nunca atraiu tanto investimento”, cita.

Entre as empresas que chegam a Minas, está a Amazon, gigante mundial do e-commerce. Também são exemplo o Mercado Livre, a cervejaria Heineken, entre outras. “Sem contar as empresas que já estavam em Minas e anunciaram investimento em expansão, como a Ambev, a Bombril, a Batata Bem Brasil, a Philips e outras”.

Para a economista Tânia Teixeira, professora na PUC e presidente do Conselho Regional de Economia de Minas Gerais, as oportunidades de trabalho relacionadas ao e-commerce tendem a ser no mercado informal, sem carteira assinada.

Sobre os empregos esperados diante dos investimentos, ela detalha as áreas. “A gente teria a criação de empregos em cerca de 40 setores. Destacamos a usina de energia solar, alimentos, bebidas, mineração, medicamentos e comércio. A rede de supermercados também atrairá novos investimentos”, diz.

No próximo episódio da série, que será veiculado nesta terça-feira (13), a reportagem trará recorte sobre dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) do desemprego em Minas.

 

Gostou? Compartilhe

Deixe um comentário

Avicultura da agricultura familiar abastece merenda escolar em Paula Cândido

Avicultura da agricultura familiar abastece merenda escolar em Paula Cândido

  O primeiro contato com a avicultura ocorreu por intermédio da Empresa de Assistência Técnica e…
Vice-governador apresenta desempenho de sustentabilidade da cafeicultura em Minas durante abertura da Expocafé

Vice-governador apresenta desempenho de sustentabilidade da cafeicultura em Minas durante abertura da Expocafé

  Mais de 99% das propriedades mineiras de café não apresentam evidências de desmatamento. Este…
Defesa Civil Estadual orienta a população diante da chegada de frente fria

Defesa Civil Estadual orienta a população diante da chegada de frente fria

  A chegada de uma massa de ar frio em Minas Gerais, no decorrer desta…
FECHAR MENU

Estamos começando a criar o maior Portal de Informações da Cidade! Acesse sempre…

Cadastrar Rádio

Preencha o formulário para cadastrar sua Rádio em nosso Portal.