Portal Oficial de Visconde do Rio Branco - MG

Minas dá início à campanha de vacinação contra a gripe

Imunização, que vai até 9 de julho, foi dividida em etapas para evitar aglomeração de pessoas
Fonte: Agencia Minas
WhatsApp
Facebook
Twitter
Gil_Leonardi_Imprensa_MG_influenza_gripe_H1N1_IMG_7457
Gil Leonardi / Imprensa MG

A 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começou nessa segunda-feira (12/4) com a meta de imunizar 90% do público prioritário, composto por aproximadamente 8,4 milhões de pessoas em Minas Gerais. Até o dia 9/4, o Ministério da Saúde encaminhou ao estado 663.800 doses, que já estão sendo distribuídas para as 28 Unidades Regionais de Saúde.

Dividida em três fases, a campanha tem como objetivo evitar aglomerações nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e favorecer o planejamento dos municípios para atender os grupos prioritários. De acordo com a coordenadora estadual do Programa de Imunizações da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), Josianne Dias Gusmão, a primeira etapa ocorrerá até o dia 10 de maio e está direcionada à imunização de crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e puérperas, povos indígenas e trabalhadores da Saúde.

“Se, no momento da vacinação, a pessoa estiver incluída no grupo prioritário para a imunização contra a covid-19 e, também, para influenza, a recomendação é que seja priorizada a vacinação contra o novo coranavírus. O reagendamento para a imunização contra a gripe deve ser programado para 14 dias após a aplicação da dose contra a covid-19″, afima.

“O intervalo entre as duas vacinas é necessário para que seja possível avaliar algum evento adverso referente a cada imunizante. Caso a pessoa vacinada apresente algum sintoma, será possível identificar a vacina administrada”, orienta Josianne.

Segundo a coordenadora, a vacina contra a gripe, assim como a da covid-19, reduz as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelas duas doenças, por isso é fundamental que os públicos prioritários compareçam às Unidades Básicas de Saúde nas etapas programadas.

Idosos e professores

A segunda fase da campanha começa no dia 11 de maio e vai até o dia 8 de junho, com foco nos idosos com mais de 60 anos e nos professores das escolas públicas e privadas. “A inclusão dos idosos nesta etapa tem objetivo de possibilitar maior tempo para a imunização desse grupo contra a covid-19 e ocorrer o intervalo mínimo de 14 dias, prazo preconizado entre as duas vacinas”, reforça Josianne Gusmão.

Última etapa

Já na terceira e última fase, que começa em 9 de junho, devem receber a vacina pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência, trabalhadores de transporte coletivo, portuários, Forças de Segurança e salvamento, Forças Armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

A campanha termina no dia 9 de julho e as etapas ocorrerão simultaneamente em todos os municípios mineiros. “A vacina contra a influenza é a medida de prevenção mais importante para proteger contra o agravamento da doença, como hospitalizações e óbitos. Principalmente, nesse momento de pandemia, em que os serviços de Saúde estão sobrecarregados por causa da covid-19”, alerta Josianne Gusmão.

Recomendações

Diante dos casos da covid-19, a orientação da SES-MG é para que os municípios organizem suas salas de vacinação e desenvolvam estratégias de imunização de modo que não haja aglomeração. Cada cidade terá autonomia para definir conforme a própria realidade e cenário epidemiológico.

Entre as estratégias que podem ser adotadas está a organização das UBS com horário de funcionamento estendido, para assegurar o acesso da população à vacina durante todo o horário do serviço. Outra recomendação é a disponibilização de um local específico na unidade de Saúde para vacinação contra a gripe, de modo que não prejudique os demais atendimentos e nem a campanha de vacinação contra a covid-19.

É indicada uma triagem, principalmente, no momento da identificação do usuário, para avaliar situações de adiamento, precauções gerais, contraindicações em relação à vacinação e manter uma comunicação com a equipe da vigilância do município para o rastreamento e monitoramento de casos suspeitos de doenças respiratórias.

Gostou? Compartilhe

Deixe um comentário

Avicultura da agricultura familiar abastece merenda escolar em Paula Cândido

Avicultura da agricultura familiar abastece merenda escolar em Paula Cândido

  O primeiro contato com a avicultura ocorreu por intermédio da Empresa de Assistência Técnica e…
Vice-governador apresenta desempenho de sustentabilidade da cafeicultura em Minas durante abertura da Expocafé

Vice-governador apresenta desempenho de sustentabilidade da cafeicultura em Minas durante abertura da Expocafé

  Mais de 99% das propriedades mineiras de café não apresentam evidências de desmatamento. Este…
Defesa Civil Estadual orienta a população diante da chegada de frente fria

Defesa Civil Estadual orienta a população diante da chegada de frente fria

  A chegada de uma massa de ar frio em Minas Gerais, no decorrer desta…
FECHAR MENU

Estamos começando a criar o maior Portal de Informações da Cidade! Acesse sempre…

Cadastrar Rádio

Preencha o formulário para cadastrar sua Rádio em nosso Portal.