Portal Oficial de Visconde do Rio Branco - MG

Estudantes sem acesso à internet recebem PETs impressos

Organização para a entrega é feita pelos gestores escolares, respeitando protocolos sanitários de prevenção à covid-19
Fonte: Agência Minas
WhatsApp
Facebook
Twitter
pet2
Imagem meramente ilustrativa

Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) tem dado continuidade à entrega do Plano de Estudo Tutorado (PET) impresso a estudantes sem acesso à Internet.

A logística e a organização para a entrega são feitas pelos gestores escolares, de acordo com a realidade de cada comunidade, sempre respeitando as determinações da Secretaria de Estado de Saúde (SES) com relação aos protocolos sanitários de prevenção à covid-19.

Na Escola Estadual Bento Rocha de Jesus, escola quilombola situada no município Capelinha, Jequitinhonha, todos os alunos recebem o PET impresso. Este ano, o diretor da unidade Paulo Cordeiro de Azevedo está usando a mesma estratégia de entrega de 2020. “Encaminhamos um cronograma para as famílias. Em alguns casos, fazemos a entrega nos pontos onde os alunos pegavam o transporte escolar. Em outros, levamos às residências. É um trabalho bem intenso, mas gratificante”, conta o diretor.

Na escola, todos os alunos já estão com os PETs do 2º bimestre. “Já recolhemos o material do primeiro bimestre, corrigimos e fizemos a devolutiva junto com a entrega do segundo volume do PET. Todos já estão com o material”, destaca.

A Escola Estadual Joaquim Vieira, no município de Indaiabira, Norte de Minas, é outra unidade de ensino em que todos os alunos precisam do PET impresso. A entrega é feita na própria escola. “Optamos por fazer a entrega na escola. Divulgamos as datas e horários para cada turma vir buscar. Nunca faltou recursos e temos conseguido, com eficiência e eficácia, entregar o material para todos os alunos. Para aqueles que não podem vir, entregamos nas residências”, afirma a diretora Vaneia Rodrigues dos Santos. Além dos PETs e das atividades complementares, os alunos também levam para casa um livro literário que deve ser lido durante o bimestre.

A gestora destaca o esforço da SEE/MG para que os estudantes tenham acesso ao ensino remoto. “Mesmo diante da pandemia de covid-19, como gestora, reconheço o papel da secretaria em levar a todos as condições necessárias para prosseguir os estudos e obter os resultados”, conclui Vaneia.

Entrega conjunta

Em algumas unidades de ensino, o momento de distribuição dos kits com alimentos é utilizado para a entrega do PET do 2º bimestre. Este é o caso da Escola Estadual Doutor Luiz Pinto de Almeida, em Santa Rita do Sapucaí, Sul de Minas. “Fizemos uma planilha com todas as pendências: alunos que não tinham recebido o PET, que não estavam entregando as atividades ou que não tinham recebido os livros didáticos. Então, na distribuição dos kits, aproveitamos para conversar com os pais sobre a importância da participação dos filhos e fazer as entregas necessárias. Já entregamos todos os PETs do 2º bimestre, tantos os virtuais quanto os impressos”, conta a diretora Mônica Flores de Carvalho Ribeiro, que elaborou uma planilha com horários de entrega para cada responsável pelos estudantes, respeitando as normas sanitárias.

Carlos Henrique Magalhães Ribeiro Siqueira é pai da aluna do 5º ano do ensino fundamental, Júlia Nathalie Magalhães Sousa. Para ele, a entrega dos materiais de uma só vez facilita. “Eu moro próximo da escola, mas, como trabalho, ir lá uma vez e já pegar tudo facilita para mim”, conta.

Kit alimentação

Enquanto as atividades escolares presenciais não retornam, nas escolas estaduais mineiras, a SEE/MG segue disponibilizando para todos os alunos da rede pública estadual os kits com alimentos. A distribuição dos produtos adquiridos com recursos estaduais e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), destinados à merenda dos estudantes, é feita desde o ano passado, quando teve início o Regime de Estudo não Presencial.

Em 2021, a iniciativa foi ampliada com a determinação do Governo de Minas de duplicar os valores estaduais investidos. São R$ 170 milhões a mais sobre o valor que normalmente é aplicado. Em todas as regiões do estado, os gestores escolares têm montado estratégias para garantir o acesso dos alunos e famílias aos produtos.

Para este ano letivo, o PET com os conteúdos trabalhados em cada ano de escolaridade está sendo disponibilizado a cada dois meses, totalizando quatro PETs no ano. Vale lembrar que o PET segue sendo usado para contabilizar a carga horária dos alunos da rede estadual.

O PET é um conjunto de atividades de todos os componentes curriculares de cada etapa de ensino que os estudantes devem realizar em casa para dar continuidade ao seu processo de ensino e aprendizagem. O material é a principal ferramenta e o instrumento estruturante desenvolvido para o Regime de Estudo não Presencial, proposto pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais diante da suspensão das atividades escolares presenciais.

Gostou? Compartilhe

Deixe um comentário

Avicultura da agricultura familiar abastece merenda escolar em Paula Cândido

Avicultura da agricultura familiar abastece merenda escolar em Paula Cândido

  O primeiro contato com a avicultura ocorreu por intermédio da Empresa de Assistência Técnica e…
Vice-governador apresenta desempenho de sustentabilidade da cafeicultura em Minas durante abertura da Expocafé

Vice-governador apresenta desempenho de sustentabilidade da cafeicultura em Minas durante abertura da Expocafé

  Mais de 99% das propriedades mineiras de café não apresentam evidências de desmatamento. Este…
Defesa Civil Estadual orienta a população diante da chegada de frente fria

Defesa Civil Estadual orienta a população diante da chegada de frente fria

  A chegada de uma massa de ar frio em Minas Gerais, no decorrer desta…
FECHAR MENU

Estamos começando a criar o maior Portal de Informações da Cidade! Acesse sempre…

Cadastrar Rádio

Preencha o formulário para cadastrar sua Rádio em nosso Portal.