Portal Oficial de Visconde do Rio Branco - MG

Minas não discute aplicação de 4ª dose contra covid-19 e diz aguardar recomendação da Saúde

Administração de uma 4ª dose ainda não é recomendada pelo Ministério da Saúde, exceto para imunucomprometidos
Fonte: Redação / Itatiaia
WhatsApp
Facebook
Twitter
Comprovante de vacinação contra a Covid-19 no município do Rio de Janeiro com a vacina da Pfizer.
Foto: Reprodução

 

 

O governo de Minas Gerais afirmou, nesta quarta-feira (09), que vai aguardar novas recomendações do Ministério da Saúde para aplicar a 4ª dose da vacina contra a Covid-19 em toda a população. Conforme a Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG), neste momento, o reforço será administrado apenas em pessoas imunossuprimidas acima de 18 anos, aplicação que já foi iniciada em todo o estado.

A informação vem após o governo do estado de São Paulo dizer que já pensa na aplicação de uma quarta dose, como vem sendo cogitado em países como Chile e Israel. Em entrevista coletiva, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), não deu previsão de quando será a imunização da quarta dose, mas afirmou que o reforço será aplicado “independentemente de haver, ou não, recomendação do ministério”.

A administração de uma 4ª dose ainda não é recomendada pelo Ministério da Saúde, exceto para imunucomprometidos. Conforme o executivo estadual mineiro, a campanha de vacinação contra a doença no estado segue as diretrizes da pasta e, por isso, não há o debate sobre a aplicação desta dose de reforço.

Na última segunda-feira (07), o ministro Marcelo Queiroga afirmou que o assunto está em discussão na pasta. Segundo nota informativa divulgada pela Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, não existem dados suficientes para que a recomendação de outra dose seja feita.

Desta forma, a SES destaca que já orientou os municípios, por meio das Unidades Regionais de Saúde, sobre o esquema vacinal que deve ser adotado. Por meio de nota, a pasta explicou que a recomendação é a aplicação de “uma dose de reforço da vacina contra Covid-19 para todos os indivíduos imunocomprometidos acima de 18 anos de idade que receberam três doses no esquema primário (duas doses e uma dose adicional), que deverá ser administrada a partir de 4 meses”.

De acordo com a 12ª edição do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, as pessoas com diagnóstico de alto grau de imunossupressão são:

– Imunodeficiência primária grave.
– Quimioterapia para câncer.
– Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) uso de drogas imunossupressoras.
– Pessoas vivendo com HIV/AIDS.
– Uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias.
– Uso de drogas modificadoras da resposta imune (vide tabela 1).
– Auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias.
– Pacientes em hemodia´lise.
– Pacientes com doenc¸as imunomediadas inflamato´rias cro^nicas.

“A SES-MG esclarece que o número de doses recebidas pelos municípios é proporcional à população contemplada no público alvo da campanha e que compete ao município operacionalizar a estratégia de vacinação, de acordo com o cenário do território e com a disponibilidade de doses dos imunizantes”, finaliza o governo de Minas, em nota.

Queiroga reage à decisão de Doria

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, reagiu à decisão do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), de aplicar a quarta dose da vacina contra a covid-19 na população do Estado. Queiroga afirmou que o anúncio é uma “interferência” no trabalho da pasta.

“Não conversei com o governador [de São Paulo]. Já sabemos que ele e outros chefes de Executivo interferem no processo de decisão de imunização. Às vezes, são interferências oportunas, mas essas questões devem ser discutidas no âmbito do Ministério da Saúde, que é quem lidera o processo de imunização. Até porque é o Ministério da Saúde quem tem obrigação de garantir esse direito.

 

 

 

Gostou? Compartilhe

Deixe um comentário

Ministério da Saúde faz repasse para pagamento do piso da enfermagem

Ministério da Saúde faz repasse para pagamento do piso da enfermagem

    O Ministério da Saúde informou que foram repassados nesta quarta-feira (23), a estados e…
Gripe: todos com mais de 6 meses podem se vacinar a partir de hoje

Gripe: todos com mais de 6 meses podem se vacinar a partir de hoje

  A partir desta segunda-feira (15), toda a população com mais de 6 meses pode…
Sete em cada dez cidades mineiras não registram mortes por Covid-19 há 30 dias

Sete em cada dez cidades mineiras não registram mortes por Covid-19 há 30 dias

    Em Minas Gerais, 70% dos municípios não registram morte por Covid há 30…
FECHAR MENU

Estamos começando a criar o maior Portal de Informações da Cidade! Acesse sempre…

Cadastrar Rádio

Preencha o formulário para cadastrar sua Rádio em nosso Portal.