Pacientes enfrentam longas filas e reclamam da falta de medicamentos na Farmácia de Minas. De acordo com o último levantamento da Secretaria Estadual de Saúde, são pelo menos 30 remédios em falta e dentre as explicações dadas pelo Estado estão o desabastecimento e atraso na entrega.
A enfermeira Letícia Guimarães, de 46 anos, tem um filho de 8 anos que usa o medicamento somatropina, também conhecido como hormônio do crescimento, para tratar problema de saúde. Letícia retira o medicamento na Farmácia de Minas, mas faz tempo que ela não consegue encontrar o remédio.
“Há aproximadamente 30 dias nós fomos buscar esse medicamento e ele está em falta. O uso dele para o meu filho é de segunda a sábado e ele é um medicamento muito importante para o desenvolvimento cognitivo dele e para o crescimento. Além disso tem as filas que estão muito grandes depois da pandemia, onde a gente fica esperando por volta de 30, 40 minutos para ser atendido e quando a gente chega no início da fila a informação que a gente tem é que o medicamento continua em falta na Farmácia de Minas.”
Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde disse que o medicamento somatropina 4ui encontra-se abastecido, mas a somatropina 12ui possui aquisição centralizada pelo Ministério da Saúde e está desabastecido devido ao atraso na entrega por parte do governo federal. A previsão é de que haja regularização nas próximas semanas.