Portal Oficial de Visconde do Rio Branco - MG

UFV realiza curso para planejamento ambiental do Suriname

Objetivo é capacitar profissionais técnicos do país com ferramentas de geoprocessamento.
Fonte: G1 - Zona da Mata
WhatsApp
Facebook
Twitter
campus-vicosa-010
Universidade Federal de Viçosa - Foto: UFV/Divulgação

A Universidade Federal de Viçosa (UFV) realiza um curso para planejamento ambiental do Suriname. A iniciativa é destinada a 30 técnicos do governo surinamense. O projeto foi estabelecido entre a instituição, por meio do Departamento de Solos (DPS), o Ministério das Relações Exteriores, pela Agência Brasileira de Cooperação Técnica (ABC), e o Governo do Suriname.

objetivo é capacitar os profissionais técnicos com ferramentas de geoprocessamento, como o software ArcGIS e o Sistema de Informação Geográfica (SIG). As aulas são remotas por causa da pandemia da Covid-19.

Segundo a UFV, são fornecidos conhecimentos básicos sobre essas ferramentas, tendo como intuito avaliar a aptidão agrícola das terras, recuperar áreas degradadas e promover o zoneamento agroecológico no país, que faz fronteira com os estados do Pará e do Amapá.

O projeto é realizado pelos professores João Luiz Lani e Márcio Rocha Francelino, além do doutorando Agnaldo Roberto de Jesus Freitas, do Programa de Pós-Graduação em Solos e Nutrição de Plantas (PPGSNP), ministrante do curso.

De acordo com Agnaldo, os alunos do curso são de diversas áreas no Suriname como: agricultura, solos, hidrologia, zootecnia, piscicultura, monitoramento florestal e outras. A expectativa é que as aulas “possam contribuir ainda mais em cada área no melhor planejamento do uso recursos naturais de forma eficiente e sustentável no Suriname”.

Abdul Omar Kasijo, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca do Suriname, é um dos participantes e avaliou o curso como “muito bom, com um cronograma de trabalho e tópicos bem preparados”. Ele contou que já faz algum tempo que tem o objetivo de digitalizar toda a área agrícola do Suriname, a partir de um bom programa de trabalho ou sistema de banco de dados, e acredita que o ArcGIS “pode ser uma ótima ferramenta”.

Mais ações

Além de assumir o compromisso de capacitar os funcionários públicos do governo surinamense, a UFV, por meio do Neput, também implantará um programa de Educação Ambiental, com o treinamento de 50 professoras, de duas diferentes regiões do Suriname, em técnicas de leitura de ambientes e a inserção da educação ambiental local no sistema de alfabetização das crianças.

Conforme o professor Lani, levando em consideração que o Suriname tem grande parte do território em florestas e a população é pequena, com cerca de 590 mil habitantes, é necessário um melhor planejamento para utilizar as riquezas naturais de forma correta.

“A instituição, com técnicas de geoprocessamento modernas e conhecimento ambiental, pode trazer aos técnicos do governo condições adequadas do uso dos seus recursos naturais. Essa é ainda uma excelente oportunidade para a internacionalização da Universidade e interação entre os professores da UFV com uma nova realidade”, finalizou.

Gostou? Compartilhe

Deixe um comentário

Avicultura da agricultura familiar abastece merenda escolar em Paula Cândido

Avicultura da agricultura familiar abastece merenda escolar em Paula Cândido

  O primeiro contato com a avicultura ocorreu por intermédio da Empresa de Assistência Técnica e…
Os jogadores Rio Branquense ausentes que conquistaram o mundo

Os jogadores Rio Branquense ausentes que conquistaram o mundo

    Ser jogador de futebol é o sonho de muitos meninos, não é? Desde…
Governo de Minas participa do Fórum Estadual da União dos Dirigentes Municipais de Educação

Governo de Minas participa do Fórum Estadual da União dos Dirigentes Municipais de Educação

    O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais…
FECHAR MENU

Estamos começando a criar o maior Portal de Informações da Cidade! Acesse sempre…

Cadastrar Rádio

Preencha o formulário para cadastrar sua Rádio em nosso Portal.