Portal Oficial de Visconde do Rio Branco - MG

Morador de Viçosa é suspeito de tomar quatro doses de vacinas contra a covid-19

Na última vez que procurou um posto de saúde, idoso apresentou apenas o CPF e disse que havia perdido a data da vacinação de sua faixa etária
Fonte: Redação
WhatsApp
Facebook
Twitter
São Paulo - Vacinação contra covid-19 aos profissionais da saúde do Hospital das Clínicas, no Centro de Convenções Rebouças.
Imagem meramente ilustrativa

Em um momento em que o país caminha a passos largos em relação a vacinação contra a covid-19 e a maioria dos brasileiros vivem a expectativa da imunização contra a doença, um morador de Viçosa, cidade da Zona da Mata, é suspeito de burlar o sistema e receber ao menos quatro doses de vacinas contra o novo coronavírus.

A situação foi identificada pela Coordenação do Setor de Atenção Primária em Imunizações logo após a aplicação da vacina, quando o setor conferiu os dados do suspeito.

A Prefeitura de Viçosa descobriu que o suspeito havia sido vacinado com a 1ª e a 2ª dose da Coronavac, em Viçosa, havia recebido uma dose da Astrazeneca, no Rio de Janeiro, e a última dose da vacina recebida por ele foi da Pfizer, também em Viçosa.

Por meio de nota, a prefeitura afirmou que o Setor de Imunização da Secretaria de Saúde está reforçando sua auditoria e conferência de dados da população para evitar, ao máximo, situações como esta.

Além disso, após a constatação do crime, a Procuradoria-Geral do Município para a tomada de medidas de cunho cível e administrativo, e também o Ministério Público, para fins criminais.

O Executivo lembra ainda que qualquer cidadão que tomar mais de duas doses de imunizantes contra a covid-19 está sujeito a implicações previstas em lei.

.

.

“A Prefeitura de Viçosa, por meio da Coordenação do Setor de Atenção Primária em Imunizações, vem a público informar que identificou, na tarde desta terça-feira, 7, uma pessoa que, de acordo com o sistema de vacinação SIPNI COVID (Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações), tomou quatro doses de imunizantes, sendo três delas no Município de Viçosa.

A descoberta ocorreu após o cidadão abordar a equipe de imunização alegando ter 61 anos e ter perdido sua data correta de vacinação. Após a aplicação do imunizante e conferência de dados, pois o indivíduo apresentou apenas o seu CPF, foi constatado que o mesmo havia tomado duas doses da Coronavac, em Viçosa, uma da Astrazeneca, na cidade do Rio de Janeiro, e a última da Pfizer, também em Viçosa.

A Prefeitura de Viçosa, imediatamente após a constatação do fato, acionou sua Procuradoria Geral, para a tomada de medidas de cunho cível e administrativo, e também o Ministério Público, para fins criminais. O município está agora dando total suporte ao caso, para que todas as providências necessárias sejam tomadas em consonância com os princípios da legalidade e devido à gravidade do momento que a população mundial está passando.

É importante ressaltar que qualquer cidadão que tomar mais de duas doses de imunizantes contra a Covid-19 está sujeito a implicações previstas em lei. Inclusive, a Prefeitura de Viçosa solicita a seriedade e compromisso com o bem-estar coletivo, pois a vacina previne e evita mortes, além de acelerar a volta de todas as atividades comerciais, esportivas e sociais.

Além disso, a equipe de imunização está orientada a fornecer a quem se recusar tomar doses de algum imunizante (escolher qual vacina tomar) a assinar um termo de consentimento abrindo mão de sua vez na vacinação. A colaboração, solidariedade e, inclusive, o bom senso de todos, é fundamental para acelerarmos ainda mais a vacinação dos viçosenses”.

Gostou? Compartilhe

Deixe um comentário

MPMG quer impedir que prefeitura utilize recursos do fundo de proteção ao consumidor para reforma do centro administrativo

MPMG quer impedir que prefeitura utilize recursos do fundo de proteção ao consumidor para reforma do centro administrativo

A 1ª Promotoria de Justiça de Viçosa ajuizou uma ação civil pública, com pedido de…
Mulher ao tentar entrar com drogas e celular escondidos nas partes intimas no Presídio de Viçosa

Mulher ao tentar entrar com drogas e celular escondidos nas partes intimas no Presídio de Viçosa

  Uma mulher de 23 anos, esposa de um presidiário, foi detida no Presídio de…
Por excesso de impurezas, quatro marcas de café estão proibidas de comercializar seus produtos

Por excesso de impurezas, quatro marcas de café estão proibidas de comercializar seus produtos

Quatro marcas de café estão proibidas de comercializas seus produtos, pelo menos, até que seja…
FECHAR MENU

Estamos começando a criar o maior Portal de Informações da Cidade! Acesse sempre…

Cadastrar Rádio

Preencha o formulário para cadastrar sua Rádio em nosso Portal.