Portal Oficial de Visconde do Rio Branco - MG

Minas Gerais investiga 150 casos de reinfecção de Covid-19. Viçosa e Paula Cândido aparecem na lista

Viçosa com um caso e Paula Cândido com dois estão entre os casos investigados
WhatsApp
Facebook
Twitter
vicosamg
Foto: Viçosa

 

Pacientes de Viçosa e Paula Cândido estão entre os 150 casos suspeitos de reinfecção por Covid-19 que estão sendo investigados pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, segundo informações divulgadas pela Secretaria de Estado de Saúde, ontem, terça-feira (27).

No boletim Viçosa aparece com um caso investigado e Paula Cândido com dois. Nenhum dos casos foram descartados até o momento.

Os secretários de saúde de Viçosa e Paula Cândido foram procurados, mas até a publicação desta matéria não haviam se pronunciado.

A reinfecção acontece quando a pessoa se recupera da Covid-19 e tempos depois ela adoece novamente. Para confirmar a recontaminação, é preciso provar que o código genético do primeiro vírus é diferente do segundo. O código genético é como se fosse uma impressão digital do vírus.

De acordo com o boletim divulgado pela SEC/MG, em todo o estado já foram notificados 309 casos de reinfecção desde o início da pandemia, sendo que 2 já foram descartados, 1 confirmado e 156 foram considerados inconclusivos “devido à falta de dados que permitissem a investigação”. Os outros 150 são os que seguem em investigação.

Em Belo Horizonte, são 57 casos de pacientes com a suspeita de terem sido infectados pela segunda vez com Covid-19. Ao todo, desde o início da pandemia, já foram notificados 111 casos suspeitos de reinfecção na capital mineira. Destes, 1 caso foi descartado, 53 foram classificados como inconclusivos e os 57 permanecem em investigação.

O primeiro caso de reinfecção do mundo foi confirmado em agosto, por pesquisadores de Hong Kong. Trata-se de um homem saudável com o segundo caso de Covid-19 diagnosticado 4 meses e meio depois do primeiro. O sequenciamento do genoma mostrou que as duas cepas do vírus são diferentes, o que comprova a reinfecção. No Brasil, o primeiro caso de reinfecção foi confirmado em 9 de dezembro.

Como são as investigações

Em Minas Gerais, as investigações de reinfecção são realizadas por meio do Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde (CIEVS Minas) em parceria com a Fundação Ezequiel Dias (Funed) e regionais de saúde.

Pelo protocolo, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) considera casos suspeitos de reinfecção aqueles em que a pessoa apresentou novo quadro clínico em período acima de 90 dias do primeiro episódio confirmado laboratorialmente.

Desde 7 de setembro, quando houve mudança no protocolo, todos os casos positivos para a Covid-19 com novo quadro clínico em período maior ou igual a 90 dias da primeira confirmação passaram a ser testados e notificados ao estado. As amostras positivas são enviadas à Funed, que faz sequenciamento genético para verificar a presença de mutações.

O processo de investigação é iniciado com as notificações recebidas diariamente. A partir da identificação da origem das duas amostras, a Funed verifica a viabilidade das amostras. Caso as duas apresentem boa viabilidade, ou seja, se encontrado material genético do vírus, elas são encaminhadas para realização de sequenciamento genético com o objetivo de verificar se trata-se de vírus de linhagens diferentes.

Dos casos em investigação, alguns aguardam a avaliação de viabilidade da amostra, outros aguardam o encaminhamento da amostra quando feito por laboratórios diferentes da Funed. Em alguns casos, ainda é aguardada a informação se o paciente realmente tem as duas amostras.

Veja no link o boletim epidemiológico semanal de reinfecção associada à covid-19 divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais 

Gostou? Compartilhe

Deixe um comentário

MPMG quer impedir que prefeitura utilize recursos do fundo de proteção ao consumidor para reforma do centro administrativo

MPMG quer impedir que prefeitura utilize recursos do fundo de proteção ao consumidor para reforma do centro administrativo

A 1ª Promotoria de Justiça de Viçosa ajuizou uma ação civil pública, com pedido de…
Mulher ao tentar entrar com drogas e celular escondidos nas partes intimas no Presídio de Viçosa

Mulher ao tentar entrar com drogas e celular escondidos nas partes intimas no Presídio de Viçosa

  Uma mulher de 23 anos, esposa de um presidiário, foi detida no Presídio de…
Por excesso de impurezas, quatro marcas de café estão proibidas de comercializar seus produtos

Por excesso de impurezas, quatro marcas de café estão proibidas de comercializar seus produtos

Quatro marcas de café estão proibidas de comercializas seus produtos, pelo menos, até que seja…
FECHAR MENU

Estamos começando a criar o maior Portal de Informações da Cidade! Acesse sempre…

Cadastrar Rádio

Preencha o formulário para cadastrar sua Rádio em nosso Portal.