Portal Oficial de Visconde do Rio Branco - MG

Apagão: geradores e baterias garantiram a integridade das vacinas contra a Covid em Viçosa e Ponte Nova

Superintendência Regional de Saúde emitiu nota informado que mesmo com horas sem energia os imunológicos foram preservados
WhatsApp
Facebook
Twitter
WhatsApp Image 2021-05-16 at 11.30.01 PM
Foto: Ponte Nova

A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Ponte Nova emitiu uma nota na manhã desta segunda-feira, 17 para informar que o apagão de domingo, 17, que atingiu mais de 30 cidades entre Marianas, Ouro Preto e Viçosa, não comprometeu as vacinas contra o coronavírus armazenadas na regional de Ponte Nova.

De acordo com a nota, a sede da Regional de Saúde de Ponte Nova possui gerador de energia e que o apagão não comprometeu os imunológicos. Ainda segundo a nota, quanto aos municípios, a SRS acionou um a um, colocando-os em estado de alerta e orientando-os quanto ao armazenamento e transporte. Houve articulação da rede – hospitais, unidades de saúde e a própria sede da SRS – para atender eventuais necessidades.

A reportagem do Primeiro a Saber entrou em contato com a Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Viçosa para saber se o município teve perdas de doses de vacinas contra a Covid por conta do apagão. A prefeitura informou que as câmaras frias, onde as vacinas estão armazenadas contam com baterias, e na falta de energia elas (as baterias) entram em modo de emergência.

De acordo com o diretor de comunicação da prefeitura de Viçosa, Edson Rocha, as baterias suportam até 48 horas e que por precaução houve monitoramento das salas de vacinas até que a energia voltasse ao normal.

Veja a nota da Superintendência Regional de Saúde de Ponte Nova na íntegra

NOTA

A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Ponte Nova informa que, por volta das 19h30 do último domingo (16/05), houve um acidente na subestação da Cemig de Ouro Preto, que ocasionou interrupção de energia em alguns municípios das microrregiões de Ponte Nova e Viçosa, os quais possuem subestações conectadas.

A SRS informa que sua Rede de Frio possui gerador, o que não comprometeu a manutenção das temperaturas exigidas para o armazenamento de imunobiológicos, incluindo as vacinas contra a covid-19. Quanto aos municípios, a SRS acionou um a um, colocando-os em estado de alerta e orientando-os quanto ao armazenamento e transporte. Houve articulação da rede – hospitais, unidades de saúde e a própria sede da SRS – para atender eventuais necessidades.

Importante ressaltar que o Estado tem distribuído câmaras frias aos municípios, conforme Deliberações CIB-SUS/MG nº 2.975, de 14 de agosto de 2019, e nº 3.207, de 14 de agosto de 2020, que garantem a manutenção da constância da temperatura e possuem durabilidade de bateria que, em caso de pico de energia ou desligamento da rede, é capaz de manter a refrigeração por até 24 horas, evitando perdas. Assim, diversos municípios não tiveram necessidade de realizar o remanejamento dos imunobiológicos para fora de seu território.

Até o momento, não recebemos relatos de perdas de imunobiológicos, à exceção do município de Acaiaca, que relatou, na manhã desta segunda-feira (17/5), problema em unidade de saúde da zona rural. A SRS orientou a equipe técnica a preencher formulário de imunobiológicos e colocar o estoque sob suspeita, até análise pela Rede de Frio da SES-MG, evitando sua utilização em desconformidade com as normas técnicas.

Gostou? Compartilhe

Deixe um comentário

MPMG quer impedir que prefeitura utilize recursos do fundo de proteção ao consumidor para reforma do centro administrativo

MPMG quer impedir que prefeitura utilize recursos do fundo de proteção ao consumidor para reforma do centro administrativo

A 1ª Promotoria de Justiça de Viçosa ajuizou uma ação civil pública, com pedido de…
Mulher ao tentar entrar com drogas e celular escondidos nas partes intimas no Presídio de Viçosa

Mulher ao tentar entrar com drogas e celular escondidos nas partes intimas no Presídio de Viçosa

  Uma mulher de 23 anos, esposa de um presidiário, foi detida no Presídio de…
Por excesso de impurezas, quatro marcas de café estão proibidas de comercializar seus produtos

Por excesso de impurezas, quatro marcas de café estão proibidas de comercializar seus produtos

Quatro marcas de café estão proibidas de comercializas seus produtos, pelo menos, até que seja…
FECHAR MENU

Estamos começando a criar o maior Portal de Informações da Cidade! Acesse sempre…

Cadastrar Rádio

Preencha o formulário para cadastrar sua Rádio em nosso Portal.