Portal Oficial de Visconde do Rio Branco - MG

Saiba quando o aumento de combustíveis pode ser considerado abusivo

Entenda o reajuste no valor de gasolina, diesel e gás de cozinha e conheça os seus direitos
Fonte: Tribuna de Minas
WhatsApp
Facebook
Twitter
gasolina24-05-2021_0
Imagem meramente ilustrativa

Na semana passada, a Petrobras anunciou mais um aumento no valor de gasolina, diesel e gás de cozinha. A medida entrou em vigor no dia 6 e já é sentida no bolso por boa parte dos juiz-foranos. De acordo com a estatal, os reajustes seguem a elevação a nível internacional de custo do petróleo e derivados. Entretanto, os consumidores se queixam sobre as sucessivas majorações e o impacto no orçamento doméstico. A Tribuna conversou com o Procon-JF, que orienta os consumidores a ficarem atentos, identificando quando a prática pode ser considerada abusiva.

O superintendente da Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JF), Eduardo Floriano, explica que, para considerar um aumento abusivo de preço, é necessário analisar as razões que motivaram o acréscimo. “Para comprovar a prática abusiva, é preciso realizar um requerimento de todos os documentos da empresa e analisar esse aumento a partir da margem de lucro obtida.”

Floriano aponta que, desde 2019, o Procon-JF vem coletando esses dados e efetuando relatórios, que são encaminhados ao Procon estadual, órgão do Ministério Público. “Como já abrimos esse processo administrativo contra os postos especificamente, o órgão continua alimentando esses dados.” Este ano, comenta Floriano, o levantamento já foi realizado e está em fase de compilar dados a partir de uma planilha, englobando os custos. “Assim que terminar, encaminharemos para o processo já em aberto.”

O superintendente acrescenta que o órgão juiz-forano também encaminha os documentos, em âmbito nacional, para o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), que é responsável pela análise de situações anticorrenciais. Já em relação à penalidade administrativa, prevista no Código de Defesa do Consumidor, Floriano indica que o Ministério Público pode aplicar onze tipos: a primeira é a multa, seguida de suspensão de atividade, interdição e até suspensão de alvará.

Consumidor pode realizar denúncias sem sair de casa

O superintendente aponta que os consumidores que possuem interesse em realizar denúncias, usualmente acabam desistindo, porque pensam que precisam enfrentar filas ou consideram que o processo pode ser burocrático ou complicado. Entretanto, Floriano esclarece que, atualmente, é possível acessar o portal Prefeitura Ágil https://www.pjf.mg.gov.br/secretarias/stda/prefeitura-agil/ para efetuar denúncias, que serão encaminhadas para o Procon investigar.

Pesquisa de campo

Ainda de acordo com o superintendente, este ano, até agora, o Procon não recebeu nenhuma denúncia em relação ao aumento de preço dos produtos (gás de cozinha e combustíveis), mas indica que o órgão está em processo de contratação de estagiários especializados em Geografia e Serviço Social para pesquisa de campo.

A partir desse projeto, o Procon pretende começar a divulgar com maior frequência pesquisas de preço relativas a esses produtos. O objeto será informar a população sobre qual local oferece a mercadoria mais barata, gerando assim “uma concorrência saudável, que, via de regra, tende a fazer com que os preços abaixem”, finaliza Floriano.

Gostou? Compartilhe

Deixe um comentário

PCMG deflagra quarta fase da operação Clareou em Juiz de Fora

PCMG deflagra quarta fase da operação Clareou em Juiz de Fora

  A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) deflagrou, nesta quinta-feira (6/1), a quarta etapa…
Juiz de Fora decreta estado de emergência após fortes chuvas

Juiz de Fora decreta estado de emergência após fortes chuvas

  A prefeitura de Juiz de Fora, na Zona da Mata, decretou estado de emergência…
Uso de correntes em animais passa a ser considerado maus-tratos

Uso de correntes em animais passa a ser considerado maus-tratos

    A legislação que estabelece o Estatuto de Defesa, Controle e Proteção dos Animais…
FECHAR MENU

Estamos começando a criar o maior Portal de Informações da Cidade! Acesse sempre…

Cadastrar Rádio

Preencha o formulário para cadastrar sua Rádio em nosso Portal.