Portal Oficial de Visconde do Rio Branco - MG

Juiz de Fora confirma primeiro caso de variante indiana da Covid-19 em MG

O resultado do exame de sequenciamento genético foi confirmado na noite desta quinta-feira (27) pela Secretaria Municipal de Saúde.
Fonte: G1 - Zona da Mata
WhatsApp
Facebook
Twitter
visualization-of-the-covid-19-virus
Foto: Reprodução

Um morador de Juiz de Fora é o primeiro de Minas Gerais a ser diagnosticado com a variante indiana do coronavírus. O resultado do exame de sequenciamento genético dele foi confirmado na noite desta quinta-feira (27) pela Secretaria Municipal de Saúde.

Na segunda-feira (24), a Prefeitura havia divulgado que investigava a situação do paciente, do sexo masculino e de idade não divulgada. Ele esteve na Índia, testou positivo para a doença e permanece internado e isolado no Hospital Santa Casa de Misericórdia e deve ter alta médica nos próximos dias.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que foi notificada pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Estado de Minas Gerais (CIEVS) de que o resultado do sequenciamento genético do paciente testou positivo para a variante indiana do coronavírus. O exame foi realizado pela Fundação Ezequiel Dias (Funed).

Caso foi a primeira suspeita de MG

Durante a semana, a SES-MG havia divulgado que o caso em Juiz de Fora era o primeiro em investigação em Minas Gerais. A Prefeitura também explicou que acompanhava a situação.

“O caso é monitorado pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica desde a chegada do paciente ao município. A partir do desembarque, a Secretaria Municipal de Saúde realizou o acompanhamento e monitoramento, e, assim que os primeiros sintomas foram apresentados, todas as medidas e protocolos de segurança sanitária foram colocados em prática”, informou a Administração.

Na quarta-feira (26), São Paulo identificou o primeiro caso de variante do coronavírus em passageiro vindo da Índia. Há outra notificação em acompanhamento na cidade de Campos dos Goytacazes, no Norte do estado do Rio de Janeiro. O homem também retornou do país e testou positivo para a Covid-19 e é acompanhado pela Secretaria Municipal de Saúde da cidade fluminense.

Variante indiana

Na última quinta-feira (20), o Instituto Evandro Chagas, ligado ao Ministério da Saúde, confirmou o primeiro registro da variante indiana no Brasil, ocorrido no litoral do Maranhão. Há a confirmação de seis pessoas infectadas até o momento, que chegaram no país a bordo de um navio cargueiro vindo da África.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a variante é classificada como um tipo “digno de preocupação global”.

A OMS disse ainda que a linhagem predominante da B.1.617 foi identificada primeiramente na Índia em dezembro, embora uma versão anterior tenha sido detectada em outubro de 2020.

Gostou? Compartilhe

Deixe um comentário

Sete em cada dez cidades mineiras não registram mortes por Covid-19 há 30 dias

Sete em cada dez cidades mineiras não registram mortes por Covid-19 há 30 dias

    Em Minas Gerais, 70% dos municípios não registram morte por Covid há 30…
Após 2 anos de pandemia, Brasil decreta fim da emergência sanitária da Covid

Após 2 anos de pandemia, Brasil decreta fim da emergência sanitária da Covid

  O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou, na noite deste domingo (17), o fim…
Visconde do Rio Branco registrou 4 novos casos confirmados de coranvírus

Visconde do Rio Branco registrou 4 novos casos confirmados de coranvírus

    Consta nesta terça-feira (15/02) em Visconde do Rio Branco a aplicação de 77.456…
FECHAR MENU

Estamos começando a criar o maior Portal de Informações da Cidade! Acesse sempre…

Cadastrar Rádio

Preencha o formulário para cadastrar sua Rádio em nosso Portal.