O secretário de Saúde de Minas, Fábio Baccheretti, anunciou nesta sexta-feira que o Estado receberá novas unidades da Coronavac para aplicação da segunda dose e garantiu normalização da vacinação em Minas. Conforme Baccheretti, neste final de semana chegarão cerca de 100 mil frascos e na próxima semana são esperadas mais 400 mil doses.
“Hoje um pouco mais de 360 mil é a necessidade de segundas doses de Coronavac no Estado, então nesse final de semana e na semana que vem receberemos o quantitativo suficiente para que os municípios retomem a vacinação daqueles que só tomaram a primeira dose e a gente consiga alcançar a imunidade. É importante que aqueles que ultrapassaram os 28 dias vão até o posto no momento que chegar essa segunda dose porque a imunidade é garantida mesmo com o intervalo maior”, explicou.
Baccheretti também falou sobre a melhora dos índices da pandemia em Minas nos últimos dias. “Estamos vendo nos casos acumulados uma redução da aceleração. Os casos que tinham um aumento de 4,14% na última semana estão crescendo de forma menos intensa. Óbitos a mesma coisa. As atualizações da semana são boas.”
O secretário também ressaltou a queda dos números de internação e óbito entre as pessoas que já foram vacinadas. Os óbitos de pessoas com 80 a 89 anos equivaliam a 21,5% do total e, agora, são 9,1%. Os idosos com 70 a 79 anos eram 28,8% das vítimas e, hoje, são 24,4%.
“Observamos com clareza a queda da proporção de óbitos daqueles que já estão vacinados com a segunda dose. Este é um ponto muito importante que nos enche de esperança com relação à eficácia da vacina”, disse o secretário.