A demanda por passaportes cresceu em Minas Gerais nos quatro primeiros meses de 2021. Segundo dados da Polícia Federal, apenas em abril foram 14 mil documentos solicitados. Responsável da instituição pelo setor de imigração, doutor Marinho Silva Rezende Júnior diz que a alta procura pode estar relacionada à mudança no comando dos Estados Unidos, ano passado, com a derrota de Donald Trump (Republicanos) para Joe Biden (Democratas).
“Até por esses números, temos notícia do grande número de imigrantes detidos na fronteira entre o México e os Estados Unidos”, ressalta Marinho. Nesta sexta-feira (21), um voo com 106 deportados desembarcou no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte. Foi o primeiro episódio da era Joe Biden.
Perfil
Conforme a Polícia Federal, o perfil da maioria dos interessados pelos passaportes coincide com o dos que embarcam na jornada ilegal rumo aos Estados Unidos: “São predominantes do sexo masculino, entre 20 e 40 anos, geralmente pessoal mais humildes e do leste Mineiro”, explica.
“Muito cuidado, as regras de imigração não foram flexibilizadas, as travessias são extremamente perigosas. Muitas vezes, com violência, furtos, estupros. Temos relato de várias pessoas que morrem”, completa.