Uma pane elétrica em um dos refrigeradores da Policlínica de Igarapé, onde são armazenadas as doses da vacina contra a covid-19 da cidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte, provocou a suspensão da imunização contra a doença no município. A Prefeitura de Igarapé informou que foram perdidas 229 doses do imunizante, o que equivale a 37% das vacinas que o município recebeu.
A decisão de suspender a vacinação foi tomada nesta segunda-feira (15) pela Prefeitura de Igarapé após identificar que o problema ocorreu nesse fim de semana. O executivo municipal alega estar tomando todas as providências necessárias para investigar o motivo da pane e resolver a situação.
A Secretaria de Saúde de Igarapé solicitou uma avaliação das doses da vacina que estavam no refrigerador para verificar se elas devem ser descartadas ou se ainda podem ser utilizadas. A Pasta não informou a quantidade de doses do imunizante que estavam no refrigerador.
Em nota, a prefeitura informou que em breve deve informar as causas do problema e as soluções tomadas.
Estado
O secretário Municipal de Saúde, Leonardo Barberá, faz um apelo para que o município receba ajuda do Governo de Minas na reparação da perda. “A prefeitura acionou a Polícia Civil para verificar se houve algum ato de sabotagem. O prefeito já iniciou o contato com o governo estadual para a reposição imediata das vacinas. Todos nós lamentamos muito pelo ocorrido e pedimos que o governo nos ajude”, solicitou.
Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais informou que a perda de vacinas de Covid-19 em Igarapé já está sendo acompanhada pela Superintendência Regional de Saúde de Belo Horizonte. Sobre a reposição de doses, a secretaria alega que qualquer definição sobre o fato é realizada após a conclusão da investigação.
Polícia Civil
A Polícia Civil apura o que teria provocado a pane elétrica no refrigerador da Policlínica. A perícia da Polícia Civil esteve no local na tarde desta segunda-feira e realizou os levantamento necessários para a identificação das causas do problema.