Portal Oficial de Visconde do Rio Branco - MG

Governo de Minas vai entrar na Justiça para todas cidades aderirem à onda roxa

Romeu Zema (Novo) citou que pode haver interferência do Ministério Público em situações de descumprimento das normas.
Fonte: O Tempo
WhatsApp
Facebook
Twitter
zema-1

Algumas cidades de diferentes regiões de Minas decidiram não aderir à Onda Roxa do programa Minas Consciente. As medidas mais rígidas do plano começaram a valer nesta quarta-feira (17) e preveem o fechamento total do comércio não essencial e “toque de recolher” das 20h às 05h.

Apesar da imposição, a deliberação do governo do Estado não prevê nenhuma punição as cidades que não aderiram ao programa. O ministério Público (MPMG), no entanto, informou que pode pedir a responsabilização judicial das prefeituras que descumprirem as regras.

“Estamos propondo que as notícias (de eventuais questões envolvendo os municípios) sejam encaminhadas à Advocacia-Geral do Estado. Com apoio do Ministério Público e da Secretaria de Governo, buscaremos o diálogo. Mas, havendo problema, o uso da via judicial não está desprezado”, disse o promotor, Luciano Moreira de Oliveira.

Em Coronel Fabriciano, na região do Vale do Aço, a cidade decidiu por não aderir ao programa. Segundo a prefeitura, a decisão cabe ao prefeito e não ao governador. “Temos o nosso decreto e ele tem que ser seguido (…) Aqui não, governador. Muda para Fabriciano, troca o título de eleitor e vem concorrer às eleições de 2024”, afirmou o prefeito da cidade, Marcos Vinícius Bizarro (PSDB), durante uma live em suas redes sociais.

No Sul de Minas, o prefeito de Varginha, Vérdi Lúcio Melo, também afirmou que a determinação estadual não se adequa ao município. “Nós entendemos que é uma medida muito forte fechar a cidade em todos os seus aspectos, porque já vivemos esses momentos anteriormente. Nós preferimos continuar com o nosso trabalho focado naquilo que nós estamos fazendo, com muita consciência. Nós vamos apertar o cinto, mas com muita cautela. Dando oportunidade para que a nossa economia possa caminhar”, explicou o prefeito em coletiva de imprensa.

Nesta quarta-feira (17), a prefeitura da cidade emitiu um decreto em que proíbe a venda de bebidas alcoólicas aos sábados, domingos e feriados. O texto também impõe o fechamento de bares, restaurantes, lanchonetes e lojas de conveniência nestes dias, podendo funcionar somente em sistema delivery. De acordo com o boletim epidemiológico desta quarta-feira, Varginha contabiliza 6.927 contaminações pela Covid-19, com 134 mortes.

Justiça

Em um pronunciamento postado nas redes sociais, o prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes, (PSL), recomendou que a procuradoria geral do município questione judicialmente a decisão do Estado, apesar do município ter acatado a inclusão na Onda Roxa. “Eu não concordo com esse posicionamento. Eu acredito que o famoso ‘lockdown’ não é aquilo que, de fato, vai trazer a solução para o problema. Acredito que a solução é a vacinação em massa da população, mas isso é uma questão que fizemos uma avaliação jurídica e técnica muito aprofundada e acaba que nós estamos de mãos atadas”, afirmou.

Atualmente, todos os leitos de UTI do SUS e particulares, destinados a pacientes com a doença, estão ocupados em Ipatinga. Já os leitos de enfermaria do SUS e convênio estão com uma taxa de 94% de ocupação.

Assim como a cidade, outros municípios decidiram aderir ao programa do governo estadual após o decreto, portanto, as medidas mais restritivas começarão a valer a partir desta quinta-feira (18), como é o caso das cidades de Cláudio, Nova Serrana e Pará de Minas.

A Associação Mineira de Municípios não possui um levantamento de quantas cidades não aderiram à Onda Roxa, mas informou que a maioria das prefeituras acatou a decisão do governo do Estado.

Outro lado

Questionada desde terça-feira, a Secretária de Estado de Saúde não respondeu se há punições aos municípios que não aderirem à Onda Roxa. Em coletiva de imprensa, o governador Romeu Zema (Novo) citou que pode haver interferência do Ministério Público em situações de descumprimento das normas.

A deliberação estadual prevê, no entanto, que apenas pessoas ou estabelecimentos que descumprirem as regras estaduais estarão sujeitas a eventuais advertências, como pena educativa, multa, interdição e perda do alvará, entre outras possíveis sanções.

Por meio de nota, o Ministério Público de Minas informou que o órgão, a Defensoria Pública Estadual e o Governo de Minas Gerais atuarão em conjunto para garantir o cumprimento das regras da Onda Roxa, podendo inclusive acionar medidas judiciais.

Leia a nota do Governo de Minas na Integra

As restrições da Onda Roxa, previstas na Deliberação 130 do Comitê Extraordinário Covid-19, devem ser,  obrigatoriamente, adotadas em todo o território do Estado de Minas Gerais, sem exceção, a partir desta quarta-feira (17/3), conforme a  publicação no Diário

Oficial. O decreto 47.886/2020 instituiu o Comitê Extraordinário Covid-19, que tem competência extraordinária para deliberar sobre as ações de enfrentamento à  pandemia e, portanto,  legislar sobre a proteção de defesa da Saúde, no âmbito do Poder Executivo Estadual, conforme prevê a Constituição Estadual. Nesse sentido, as deliberações do Comitê são atos normativos que devem ser obedecidos pelos municípios.

Gostou? Compartilhe

Deixe um comentário

Avicultura da agricultura familiar abastece merenda escolar em Paula Cândido

Avicultura da agricultura familiar abastece merenda escolar em Paula Cândido

  O primeiro contato com a avicultura ocorreu por intermédio da Empresa de Assistência Técnica e…
Vice-governador apresenta desempenho de sustentabilidade da cafeicultura em Minas durante abertura da Expocafé

Vice-governador apresenta desempenho de sustentabilidade da cafeicultura em Minas durante abertura da Expocafé

  Mais de 99% das propriedades mineiras de café não apresentam evidências de desmatamento. Este…
Defesa Civil Estadual orienta a população diante da chegada de frente fria

Defesa Civil Estadual orienta a população diante da chegada de frente fria

  A chegada de uma massa de ar frio em Minas Gerais, no decorrer desta…
FECHAR MENU

Estamos começando a criar o maior Portal de Informações da Cidade! Acesse sempre…

Cadastrar Rádio

Preencha o formulário para cadastrar sua Rádio em nosso Portal.