Estabelecimentos, atividades culturais, turísticas e de eventos em Minas Gerais já podem solicitar o Selo Evento Seguro, concedido pelo Governo de Minas, pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult).
Com seu uso, os locais confirmam que estão cumprindo os protocolos de Saúde e segurança definidos na resolução criada com base no Plano Minas Consciente. O objetivo é contribuir para que a retomada das atividades ocorra de forma segura, observando as orientações sanitárias dadas pelos órgãos competentes locais, estaduais e da Organização Mundial da Saúde (OMS). A resolução que rege o Selo Evento Seguro descreve as medidas gerais e específicas, bem como cuidados relacionados a atendimento ao público, ao espaço físico, à sinalização, ao acesso, à permanência, circulação de pessoas, dentre outros.
“O selo nasce de uma necessidade de garantir segurança para quem promove e para quem vai aos eventos, para que as pessoas se sintam confiantes de voltar a frequentá-los. O que temos visto são eventos clandestinos e uma crise preocupante para as empresas, pois há mais de um ano não são realizadas festas como formaturas, casamentos e até simples encontros. Com o Selo Evento Seguro a ideia é superar isso, estimulando a volta gradual de eventos e atividades de forma segura e com respeito a protocolos sanitários”, diz o secretário de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira.
Como obter
O Selo Evento Seguro pode ser pedido à Secult por empresas e realizadores independentes de eventos, por meio do link www.secult.mg.gov.br/seloeventoseguro. É necessário preencher o formulário de solicitação, o Termo de Responsabilidade e seguir o passo a passo descrito. Os espaços que poderão solicitar o uso do Selo de Evento Seguro são museus e galerias de arte; teatros; cinemas; arquivos públicos; bibliotecas públicas; e demais estabelecimentos em que são realizados eventos.
O selo poderá ser utilizado pelos interessados durante o tempo de vigência do Plano Minas Consciente ou demais protocolos estabelecidos pelo Governo de Minas Gerais para enfrentamento da covid-19. Ele poderá ser estampado em ingressos e exibido nos locais de realização dos eventos, por exemplo.
A Secult irá analisar as solicitações dos interessados a partir das informações enviadas no Formulário de Solicitação e comunicará sobre a aprovação daqueles que preencherem os requisitos necessários. Assim que aprovado, o interessado já recebe o Selo Evento Seguro e seu Manual de Aplicação. Se o interessado não preencher os requisitos necessários, a Secult também irá notificar sobre a reprovação. Nesse caso, o interessado tem a oportunidade de se adequar às exigências estabelecidas e enviar nova solicitação.
Medidas de proteção
O Selo Evento Seguro vem para reforçar as regras de cuidado e proteção, como uso obrigatório de máscara tipo N95 ou máscara cirúrgica, e de álcool gel, além de distanciamento social. Ele também dá orientações para sinalização e circulação de pessoas em eventos; orientações para pavilhões e centros de convenções; para eventos ao ar livre; eventos drive in; eventos de valet; para teatros; bastidores; cinemas; entre outros.
“Vamos contar, também, com a importante parceria da Polícia Militar de Minas Gerais para a fiscalização dos eventos. Quem estiver em um evento estampado com o nosso selo sabe que ali vai encontrar segurança e fiscalização”, aponta o secretário Leônidas Oliveira.
Inspiração
O Selo Evento Seguro é inspirado no Selo WTTC #Safetravels, que é o selo “Viagem Segura”, do Conselho Mundial de Viagens de Turismo, concedido a estabelecimentos turísticos que cumprem protocolos sanitários recomendados por autoridades mundiais. O destino Minas Gerais possui tal selo, em função do reconhecimento dos protocolos sanitários do Minas Consciente como adequados a padrões mundiais de segurança sanitária para combate à pandemia de covid-19. No estado, a Secult coordena o processo de concessão do selo para entidades do setor interessadas em usá-lo.
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