Nesta semana, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) lançou uma Campanha de prevenção a incêndios em lotes vagos em todo o estado mineiro. Segundo as estatísticas levantadas pela corporação, incêndios em lotes vagos são os mais atendidos, chegando a atingir 41% das ocorrências recebidas.
No estado de Minas Gerais, em 2020, foram 20.741 ocorrências registradas, sendo 8.601 de incêndios em lotes vagos, seguido de 4.726 em área urbana não protegida e 3.240 focos em área rural. É o que apresenta os dados recolhidos pela corporação.
OPERAÇÃO ALERTA VERDE
De acordo com os bombeiros, a Operação Alerta Verde servirá com incentivo à prevenção, já que, os incêndios desse tipo são, em grande maioria, evitáveis.
Para 2021, o CBMMG traçou uma estratégia diferente, tendo base no plano de enfrentamento ao período de estiagem. Ao invés de realizar a maior quantidade de vistorias nos lotes no mês de junho (período de maior ocorrência de incêndios), as averiguações serão feitas agora no mês de março.
Dessa forma, o potencial de vistorias será aumentado, o cuidado em com a situação dos lotes ganhará mais atenção dos proprietários e moradores próximos com a chegada da equipe dos bombeiros e, consequentemente, irá diminuir a quantidade de possíveis focos no período mais crítico.