Portal Oficial de Visconde do Rio Branco - MG

Com vendas online e Dia dos Pais, Procon recomenda cuidados com fraudes

Na pandemia, número de denúncias a golpes em sites de compras aumentou 30% no Procon da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG)
Fonte: O Tempo
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
ONLINE COMPRAS
Coordenador do Procon recomenda desconfiar de sites que aceitam pagamento apenas por boleto ou transferência

 

Só no Procon da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o número de denúncias a golpes em sites de compras cresceu cerca de 30% durante a pandemia. As fraudes aumentam próximo a datas comemorativas, segundo o coordenador do órgão, Marcelo Barbosa, que recomenda cuidados nas compras para o Dia dos Pais.

“Esses golpes sempre existiram, mas aumentaram com a pandemia, porque as pessoas migraram para o comércio online. Hoje de manhã mesmo, uma pessoa veio reclamar e o CNPJ da empresa no site não existia. A cautela é muito importante, porque em datas comemorativas as pessoas são atraídas por sites que prometem descontos e entrega rápida de produtos”, detalha Barbosa. Uma das principais precauções para escapar dos golpes, diz ele, é não comprar a partir de links enviados pelas redes sociais, e sim entrar diretamente no site das lojas que o consumidor já conhece.

A servidora pública aposentada Maria Aparecida Drumond, 61, conta que, ao redor do último Dia dos Pais, encontrou uma oferta de celular em um link do Facebook — e só depois de finalizar a compra se deu conta de que havia caído em uma fraude. “O site tinha a mesma aparência do site de uma marca famosa, até o logotipo era igual. Comprei o celular, não recebi e depois ainda vieram três parcelas de R$600 no meu cartão. Foi difícil conseguir o reembolso com a operadora. Temos que desconfiar de preços bons demais”, detalha.

O professor de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Márcio Luiz de Carvalho explica que é relativamente fácil que sites falsos copiem a aparência de lojas conhecidas, e que um dos segredos para reconhecer uma fraude é prestar atenção ao endereço do link. “Veja se o endereço tem a ver com o nome real da loja e se é do Brasil, se termina em ‘.br’. Evite clicar em links que alguém enviou”, recomenda. Ele pontua que mesmo sites que possuem o ícone de cadeado ao lado do endereço podem se tratar de lojas falsas. “O cadeado diz essencialmente que ninguém vai conseguir ver sua comunicação com o site, mas isso não quer dizer que você esteja no site certo”, explica.

“Há sites que imitam lojas muito conhecidas e praticam preços muito abaixo do mercado, oferecendo pagamento apenas por depósito ou boleto bancário. Isso é indício de golpe, porque com compras pelo crédito a operadora consegue ajudar a identificar o vendedor”, complementa o coordenador do Procon da ALMG, Marcelo Barbosa.

 

Como denunciar

 

Denúncias sobre fraudes podem ser feitas ao Procon da ALMG, a partir de agendamento no site almg.gov.br/procon. A Polícia Civil também investiga crimes do tipo e pode ser procurada presencialmente nas delegacias ou pelo Disque Denúncia 181.

 

Devolução de presentes também exige cuidado

 

O coordenador do Procon da ALMG, Marcelo Barbosa, pontua que as lojas físicas não são obrigadas a realizar troca de produtos a não ser que eles tenham algum defeito. Isso vale inclusive para tamanhos de roupa. Por isso, ele orienta que o consumidor confira a política de troca de itens antes de adquiri-los, especialmente quando for presentear alguém. “O tamanho que seu pai veste ser diferente do tamanho da roupa que você comprou para ele não é defeito, a loja não é obrigada a fazer a troca”, pontua.

Já para as compras online ou realizadas por telefone, o cliente tem até sete dias corridos após o recebimento do produto para fazer a devolução, independentemente de o item ter defeitos. Nesse caso, segundo o Procon da ALMG, o valor da compra deverá ser ressarcido integralmente.

 

 

 

 

Gostou? Compartilhe

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preço das frutas e verduras ainda é impactado pelo frio que atingiu Minas em julho

Preço das frutas e verduras ainda é impactado pelo frio que atingiu Minas em julho

  O preço das frutas e hortaliças na Central de Abastecimento de Minas Gerais (Ceasa)…
Bombeiros recebem mais de 160 chamados pra combater incêndios em Minas, nesta sexta-feira

Bombeiros recebem mais de 160 chamados pra combater incêndios em Minas, nesta sexta-feira

  Minas Gerais registrou mais um dia de incêndios em praticamente todas as regiões do…
Polícia Civil amplia atendimento à mulher vítima de violência

Polícia Civil amplia atendimento à mulher vítima de violência

  A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) acaba de inaugurar, em Poços de Caldas, Sul de…
FECHAR MENU

Estamos começando a criar o maior Portal de Informações da Cidade! Acesse sempre…

Cadastrar Rádio

Preencha o formulário para cadastrar sua Rádio em nosso Portal.