Só no Procon da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o número de denúncias a golpes em sites de compras cresceu cerca de 30% durante a pandemia. As fraudes aumentam próximo a datas comemorativas, segundo o coordenador do órgão, Marcelo Barbosa, que recomenda cuidados nas compras para o Dia dos Pais.
“Esses golpes sempre existiram, mas aumentaram com a pandemia, porque as pessoas migraram para o comércio online. Hoje de manhã mesmo, uma pessoa veio reclamar e o CNPJ da empresa no site não existia. A cautela é muito importante, porque em datas comemorativas as pessoas são atraídas por sites que prometem descontos e entrega rápida de produtos”, detalha Barbosa. Uma das principais precauções para escapar dos golpes, diz ele, é não comprar a partir de links enviados pelas redes sociais, e sim entrar diretamente no site das lojas que o consumidor já conhece.
A servidora pública aposentada Maria Aparecida Drumond, 61, conta que, ao redor do último Dia dos Pais, encontrou uma oferta de celular em um link do Facebook — e só depois de finalizar a compra se deu conta de que havia caído em uma fraude. “O site tinha a mesma aparência do site de uma marca famosa, até o logotipo era igual. Comprei o celular, não recebi e depois ainda vieram três parcelas de R$600 no meu cartão. Foi difícil conseguir o reembolso com a operadora. Temos que desconfiar de preços bons demais”, detalha.
O professor de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Márcio Luiz de Carvalho explica que é relativamente fácil que sites falsos copiem a aparência de lojas conhecidas, e que um dos segredos para reconhecer uma fraude é prestar atenção ao endereço do link. “Veja se o endereço tem a ver com o nome real da loja e se é do Brasil, se termina em ‘.br’. Evite clicar em links que alguém enviou”, recomenda. Ele pontua que mesmo sites que possuem o ícone de cadeado ao lado do endereço podem se tratar de lojas falsas. “O cadeado diz essencialmente que ninguém vai conseguir ver sua comunicação com o site, mas isso não quer dizer que você esteja no site certo”, explica.
“Há sites que imitam lojas muito conhecidas e praticam preços muito abaixo do mercado, oferecendo pagamento apenas por depósito ou boleto bancário. Isso é indício de golpe, porque com compras pelo crédito a operadora consegue ajudar a identificar o vendedor”, complementa o coordenador do Procon da ALMG, Marcelo Barbosa.
Como denunciar
Denúncias sobre fraudes podem ser feitas ao Procon da ALMG, a partir de agendamento no site almg.gov.br/procon. A Polícia Civil também investiga crimes do tipo e pode ser procurada presencialmente nas delegacias ou pelo Disque Denúncia 181.
Devolução de presentes também exige cuidado
O coordenador do Procon da ALMG, Marcelo Barbosa, pontua que as lojas físicas não são obrigadas a realizar troca de produtos a não ser que eles tenham algum defeito. Isso vale inclusive para tamanhos de roupa. Por isso, ele orienta que o consumidor confira a política de troca de itens antes de adquiri-los, especialmente quando for presentear alguém. “O tamanho que seu pai veste ser diferente do tamanho da roupa que você comprou para ele não é defeito, a loja não é obrigada a fazer a troca”, pontua.
Já para as compras online ou realizadas por telefone, o cliente tem até sete dias corridos após o recebimento do produto para fazer a devolução, independentemente de o item ter defeitos. Nesse caso, segundo o Procon da ALMG, o valor da compra deverá ser ressarcido integralmente.