O governo decidiu, nesta quinta-feira (dia 13), mudar o pagamento da segunda parcela do auxílio emergencial. A Caixa Econômica Federal anunciou a antecipação do calendário: depósito continua começando no próximo domingo (dia 16), para os nascidos em janeiro, como já havia sido anunciado, mas muda para os demais trabalhadores.
Segundo o banco, foram alteradas as datas de crédito nas contas poupanças sociais digitais e também os dias de saque e transferência bancária. Inicialmente previsto para se encerrar em 8 de julho, com a possibilidade de saque ou de transferência bancária para os nascidos em dezembro, o novo cronograma do segundo ciclo agora será finalizado no dia 17 de junho — uma antecipação de 21 dias.
“Com o que aprendemos ano passado, somado ao que estamos vivenciando neste momento, temos a certeza que podemos fazer essa antecipação com segurança, respeitando todos os protocolos de enfrentamento da Covid-19”, disse Pedro Figueiredo, presidente da Caixa. O governo, no entanto, ainda não pagou o total de benefícios prometidos para este ano.
Quanto ao calendário dos beneficiários do Bolsa Família, não houve qualquer alteração de data.