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Black Friday: o guia completo para você economizar

Tiramos todas as suas dúvidas para você se dar bem na Black Friday 2021 e evitar cair na “Black Fraude”
Fonte: O Tempo
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Black Friday: o guia completo para você economizar

 

 

A Black Friday de 2021 acontece oficialmente no dia 26 de novembro, daqui 15 dias. Mas basta entrar em um site grande de e-commerce ou circular em ruas com comércios para ser bombardeado com promoções referentes à data. Diante de tanta informação, é natural ficar perdido e se perguntar se realmente vale a pena investir tempo e até mesmo o 13º salário na compra de produtos durante a data.

Mas fique tranquilo: neste artigo, você poderá tirar todas as suas dúvidas em relação à Black Friday, descobrir do que se trata a data, saber como ela funciona no Brasil e nos Estados Unidos, quais são as maneiras de economizar no período e ficar por dentro de dicas para não cair em golpes, a temível Black Fraude.

Ao final dele, você ainda terá aprendido sobre quais são os seus direitos e deveres ao fazer uma compra em lojas online ou física durante a Black Friday e avaliar se vale a pena aproveitar o momento para ir às compras.

O que é a Black Friday?

A Black Friday é um dia no qual são oferecidos descontos atrativos em diferentes produtos vendidos em lojas online e física. A data acontece na última sexta-feira do mês de novembro, exatamente no dia seguinte ao feriado de Ação de Graças, o mais tradicional dos Estados Unidos.

Em tradução literal do inglês, Black Friday significa “sexta-feira negra”, e o termo foi empregado uma vez que, na década de 80, surgiu uma teoria de que a cor preta deve ser usada para contas no positivo, e a vermelha para se referir a valores negativos.

A Black Friday marca, oficialmente, o período de compras natalinas. O termo surgiu nos Estados Unidos ainda no século XIX, mas passou a ser conhecido a partir de 1975, quando cada vez mais lojas colocavam seus produtos em promoção na data.

Como funciona a Black Friday?

Basicamente, a Black Friday funciona como um grande dia de descontos e promoções elaborados por lojas tanto físicas quanto online. Dentre os produtos ofertados, estão smartphones, computadores, vestuário, eletrodomésticos, cosméticos, dentre outros.

Neste dia, são oferecidas condições especiais, como preço inferior ao praticado habitualmente, frete grátis ou parcelamento prolongado, que incentivam os consumidores a ir às compras.

NOS EUA

Nos Estados Unidos, a Black Friday acontece na última sexta-feira do mês, exatamente depois do Dia de Ação de Graças. Muitos lojistas do país norte-americano abrem suas portas às 5h de sexta ou ainda na noite de quinta para abarcar o maior número de clientes.

Tradicionalmente, as ruas estadunidenses ficam lotadas neste dia, por isso, há quem prefira fazer suas compras exclusivamente pela internet, como ocorreu em 2020, durante momentos críticos da pandemia.

NO BRASIL

Diferentemente dos Estados Unidos, a Black Friday surgiu no Brasil exclusivamente online em 2011. Depois do sucesso, porém, o evento acabou fazendo parte do calendário de empresários e comerciantes e, a cada ano, chega mais cedo.

Por aqui, é comum ver publicidades de lojas relativas à Black Friday ao longo de todo o mês. Há outros lojistas também que buscam concentrar as promoções não só na última sexta-feira de novembro, mas também na semana que antecede o dia.

Em 2020, com as restrições impostas diante da pandemia de coronavírus, as vendas na internet dispararam e atingiram recorde: foram movimentados R$ 4 bilhões em 26 e 27 de novembro, o que representou 24,8% a mais em venda em comparação com o ano passado, de acordo com a consultoria Ebit/Nielsen.

Quando será realizada a Black Friday 2021?

Desde quando foi criada, a Black Friday acontece na última sexta-feira de novembro, exatamente após o Dia de Ação de Graças. Em 2021, a data cai no dia 26 de novembro. Portanto, esse é o dia oficial da Black Friday.

Entretanto, especialmente no Brasil, há lojas que fazem promoções e descontos na semana ou mesmo durante todo o mês de novembro.

Por que vale a pena comprar na Black Friday?

Apesar de surgirem propagandas enganosas com valores de produtos iguais ou até superiores ao da Black Friday, vale a pena aproveitar a data para ir às compras, porque neste dia, boa parte de grandes e-commerces e lojistas oferecem descontos e promoções em seus produtos.

É importante estar atento também aos descontos de acordo com cada categoria de produto. Levantamento da plataforma Promobit, apontou que, em 2019, livros e e-books foram os que mais valeram a pena de comprar, com descontos de até 77%. Em seguida, vieram eletrodomésticos, com descontos de 51%, seguidos de artigos de informática, que custaram 42% menos em comparação com os preços normais.

13º SALÁRIO

A Black Friday costuma ocorrer próximo da data limite de recebimento da primeira e maior parcela do 13º salário, que ocorre em 30 de novembro. Portanto, se você quer fazer suas compras, pode aproveitar o bônus na conta para fazer as compras.

Entretanto, é preciso ficar atento para não gastar todo o salário nas compras. Ao receber o montante, é necessário um pequeno planejamento que envolve, em primeiro lugar, pagar as contas pendentes, programar para as futuras e ainda tentar poupar uma quantia.

“É sempre bom fazer pagamentos à vista para que o consumidor não se embole com suas contas”, afirma o coordenador do Procon-MG, o promotor de Justiça Glauber Tatagiba. Fez isso e ainda sobrou dinheiro? Então, é uma boa investi-lo em compras durante a Black Friday.

Como economizar na Black Friday 2021?

Para economizar de verdade na Black Friday, só existe uma única e mais segura maneira: pesquisar e comparar os preços. O ideal é que você já tenha em mente e faça uma lista de todos os produtos que deseja comprar, como eletrodoméstico ou smartphone, e já comece hoje mesmo a olhar em sites e lojas físicas o preço atual.

Crie um documento no computador, usando o bloco de notas, por exemplo, e anote os valores encontrados. Então, faça uma pesquisa, pelo menos a cada três dias, nos sites e lojas e continue a anotar os preços.

Com este documento em mãos, você terá uma boa base de comparação de preços para evitar cair na tão temida “Black Fraude.” Outro recurso bastante eficaz são os alertas de preços, que indicam quando o valor de um produto abaixa, oferecidos por sites como Zoom e Buscapé.

QUAIS BENEFÍCIOS TEREI NA BLACK FRIDAY?

O maior benefício da Black Friday é, sem dúvida, comprar produtos com preço abaixo do praticado no mercado. Por isso, quando feita uma pesquisa e comparação de preços bem feita, as chances de conseguir um bom desconto são grandes.

Além disso, você também pode ter outras condições facilitadas, como frete grátis, parcelamento sem juros e cashback. Veja, abaixo, como cada uma dessas condições funciona.

Frete grátis

Nas compras online, uma das vantagens é procurar por produtos com frete grátis. É preciso, porém, ficar atento e checar se o valor da entrega não está embutido no preço do produto. E o contrário é ainda mais comum. “É sempre importante conferir o valor do frete, porque ele pode estar imbuído com o valor do produto e ser muito superior o que comumente seria oferecido”, afirma o coordenador do Procon-MG, Glauber Tatagiba.

SEM JUROS

Outra vantagem que pode ser oferecida na Black Friday é a compra sem juros. Entretanto, é necessário ficar ligado na quantidade de parcelas sem as taxas. Muitas lojas, por exemplo, oferecem três parcelamentos sem juros, mas, a partir da quarta, as taxas podem vir embutidas. “É necessário ficar atento aos juros que podem vir aplicados em grandes parcelamentos. Isso deve ser claramente informado para o consumidor”, afirma Tatagiba.

 

CASHBACK

O cashback significa, literalmente, ter o dinheiro de volta quando se faz uma compra. Muitas empresas online oferecem a vantagem para motivar os clientes a comprarem. Nos produtos com cashback, os consumidores podem ter tanto um crédito para realizar uma nova compra quanto receber o dinheiro de volta na conta bancária. O valor do cashback varia de empresa para empresa, que podem estornar até 100% do preço da compra.

Black Fraude: os cuidados que você precisa ter para não cair em golpes

Infelizmente, não é só de descontos e condições facilitadas que é feita a Black Friday. No meio de tantas promoções, existe a Black Fraude, na qual criminosos aproveitam para aplicar golpes em consumidores mais desatentos. Além disso, existem lojas que vendem tudo pela “metade do dobro”, ou seja, o preço apresentado como promoção é exatamente o mesmo (ou até mais caro) do praticado anteriormente.

Dentre os cuidados necessários, estão suspeitar de links recebidos por aplicativos de mensagens com valores muito abaixo dos oferecidos pelo mercado e checar nomes de sites para ter certeza de que não está comprando em um endereço falso.

Pesquisa divulgada pela ClearSale, empresa especializada em soluções antifraude, divulgou pesquina na qual indica que fraudes devem crescer 52% na Black Friday deste ano.

Confira, abaixo, quais são os golpes mais comuns e como evitar de cair neles.

GOLPES MAIS COMUNS

Durante a Black Friday, é importante estar atento às muitas modalidades de fraudes e golpes. Veja como se proteger:

Sites falsos de grandes empresas. Nessa modalidade de crime, golpistas “clonam” sites de grandes empresas, nos quais copiam o layout, banner e logo para fazer com que o endereço eletrônico pareça verdadeiro. Dessa forma, conseguem arrecadar dinheiro dos consumidores por meio de boletos utilizando de produtos que nunca chegarão aos seus destinatários.

Como evitar cair neste golpe. Nunca clique em links recebidos via aplicativos de mensagens, como WhatsApp. Quando for comprar em algum e-commerce, digite o endereço no Google e clique no link do site que aparecer. Fique atento aos anúncios. Além disso, desconfie se o site aceita boletos como única forma de pagamento. Dessa forma, é mais difícil conseguir rastrear os golpistas.

Preços diferentes no carrinho. Neste caso, o valor do produto no carrinho pode ser diferente do anunciado devido a uma contagem regressiva da promoção, ou seja, o cliente deve comprar um produto num determinado tempo para pagar com desconto. Também pode ocorrer uma falha no site, que leve o produto ao valor original.

Como evitar ser lesado. Confira, antes de fechar a compra, se o valor do seu produto é o mesmo do anunciado e faça prints com o valor com desconto para se reguardar.

Links recebidos em WhatsApp. Criminosos costumam fazer links para enviar em aplicativos de mensagens, como WhatsApp, que levam para sites falsos. Para isso, clonam celulares de vítimas e encaminham os links por meio de robôs.

Como evitar cair neste golpe. Aqui, vale a mesma dica para não comprar em sites falsos: nunca clique em links recebidos via aplicativos de mensagens. Para checar se a oferta é verdadeira, digite, no Google, palavras-chave referentes a ela.

METADE DO DOBRO

Uma prática para a qual se deve ter muita atenção é a oferta do “tudo pela metade do dobro.” Isso é um fenômeno bastante comum no Brasil e ocorre quando empresas aumentam o valor de seus produtos de maneira significativa dias antes da Black Friday, e, na data do evento, oferecem grandes descontos que não são nada além do preço original dos produtos.

Para não cair nesse golpe, é importante realizar pesquisas desde muito antes da Black Friday para não ser pego de surpresa com as falsas promoções. Atualmente, existem sites que você pode usar para monitorar os preços como Zoom e o Buscapé. Nos sites Reclame Aqui e consumidor.gov, você também consegue saber da experiência de outros consumidores diante de uma loja.

“É fundamental pesquisar os preços das lojas e anotá-los para não ser enganado. Não é bom comprar logo na primeira oferta”, pondera Tatagiba.

Como comprar com segurança na Black Friday 2021?

Coordenador do Procon-MG, Glauber Tatagiba listou uma série de dicas para o consumidor poder comprar com segurança. Confira algumas delas:

Desconfie de preços muito abaixo do mercado. “Os preços são muito baixos podem indicar sinal de golpe ou de qualidade muito inferior ao anunciado”.

Cuidado ao comprar em lojas estrangeiras. “Alguns impostos podem ser acrescidos em compras feitas em lojas de fora do Brasil. Portanto, o consumidor pode pagar um valor final muito acima do original. Além disso, existem lojas estrangeiras que não têm presença no país. Com isso, fica mais difícil fazer reclamações”

Ficar atento às formas de pagamento. “Desconfiar de lojas que tenham boleto e PIX como únicas formas de pagamento, porque isso significa mais dificuldade em reaver o dinheiro, em caso de golpe, e de fazer o rastreamento. Lojas confiáveis oferecem diversas formas de pagamento, como, além das citadas, cartão de crédito ou de débito”

Buscar informações sobre a reputação do vendedor. “Muitos sites ou comentários em redes sociais indicam o que os clientes estão falando sobre determinada empresa. É preciso estar atento às avaliações negativas e à ausência de avaliações, que também pode indicar golpe”

Guardar todos os registros de compra. “Como e-mail de confirmação da compra, o comprovante de pagamento e o código de rastreio da compra. Caso sofra eventual problema, é fundamental conseguir provar que fez a compra”

Quais são meus direitos na Black Friday 2021?

Os consumidores têm direitos garantidos por lei e podem recorrer a eles caso se sintam lesados em alguma compra. O artigo 49 do Código do Consumidor estabelece, por exemplo, o direito ao arrependimento de uma compra, no qual um cliente por devolver um produto, desde que sem defeitos, em até sete dias após o recebimento da compra sem se justificar. A loja onde ele comprou, então, é obrigada a devolver o dinheiro de maneira integral. Vale destacar, porém, que essa regra é apenas para compras feitas pela internet ou po telefone.

Além disso, o consumidor pode exigir nota fiscal de seus produtos comprados, quando o estabelecimento não fornecer, e ser reembolsado por cobranças indevidas ou trocar produtos com defeitos. É importante, nesses casos, conferir a política de trocas das lojas. Produtos duráveis podem ser trocados em até 30 dias, e os não duráveis, em até 90.

CÓDIGO DO CONSUMIDOR

Se você ainda tem dúvidas sobre quais são os seus direitos, pode ter em mãos o Código de Defesa do Consumidor ao fazer as suas compras. O documento reúne uma série de normas com objetivo de proteger aos direitos do consumidor. Todas as lojas físicas são obrigadas a disponibilizar o CDC para consulta.

QUAIS ÓRGÃOS POSSO PROCURAR?

Caso perceba que você foi lesado, a orientação é, em primeiro lugar, procurar a empresa que vendeu o produto. Se não for atendido, você pode procurar pelo Procon da sua cidade e realizar um agendamento para fazer a reclamação. Em seguida, também pode procurar o Juizado Especial de Consumo e relatar o caso.

Também pode ser necessário procurar pela polícia ao ser vítima de estelionato em casos, por exemplo, de comprar produtos em sites falsos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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