Uma pesquisa feita no Canadá mostra que pacientes recuperados da covid-19 podem desenvolver diabetes com mais facilidade. O estudo analisou mais de 3.700 pacientes que tiveram o vírus e 14,4% deles foram diagnosticados com diabetes após a recuperação.
O médico endocrinologista e membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, Dr. Adauto Versiani, explica a relação entre o novo coronavírus e o diabetes.
“A covid-19 é uma doença inflamatória e pode causar uma tempestade de citocinas inflamatórias, que pode agravar um quadro de inflamação e aumentar a resistência insulínica, isso pode não só agravar um diabetes pré-existentes como também deflagrar o surgimento. Além do mais, nas formas os graves de covid, o tratamento é feito com doses altas de corticoide que também piora a resistência insulínica.”
O médico diz que o ideal é que quem tem pré-disposição foque na saúde e tome as medidas de segurança contra o vírus. “Fazer em uma alimentação saudável, tentar perder peso, fazer atividade física, principalmente ao ar livre, lembrando que a atividade física diminui em 34% o risco das formas graves do covid, além de ajudar na baixar a resistência insulínica e diminuir o risco de evoluir para diabetes, evitar aglomeração, lavar sempre as mãos e assim que possível tomar a vacina.”