O governo do estado de Minas Gerais admitiu essa semana que perdeu 9.600 doses de vacinas contra a covid-19. Os imunizantes foram estragados no dia 11 de maio enquanto eram enviadas para o município de Governador Valadares.
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, as vacinas estavam sendo transportadas de avião. No trajeto, uma das caixas de armazenamento teve um problema técnico, que levou a uma variação de temperatura que comprometeu as doses.
Ainda de acordo com a pasta, a falha provavelmente aconteceu devido a um problema no aparelho que registra a temperatura. “No entanto, não foi identificada nenhuma falha na montagem da caixa de transporte, que são validadas pela Central Estadual de Rede de Frio”, diz um comunicado enviado pela secretaria.
“Durante a distribuição das 28 remessas pela Rede de Frio Estadual, esta foi a única que apresentou ocorrência de excursão de temperatura, o que corresponde a 0,07% de todas as doses distribuídas”, também esclarece.
Até o dia 25 de junho, foram descartadas 11.764 doses de vacinas contra a covid-19 no estado. O descarte é feito após avaliação do Ministério da Saúde.
Falta de energia, falha em equipamentos, falha no transporte e vandalismo são as principais causas para inutilização de imunizantes.