Portal Oficial de Visconde do Rio Branco - MG

Hospitais de Viçosa entre as 127 unidades que receberam o kit intubação neste final de semana

Pelo menos 91 cidades receberam da Secretaria de Estado de Saúde os itens para a sedação de pacientes com covid-19
WhatsApp
Facebook
Twitter
hospital
Foto: Reprodução

Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) disponibilizou, a partir da última sexta-feira (21/5), para 127 unidades hospitalares, em 97 cidades, 120.135 unidades de fentanil, cisatracúrio e atracúrio. Os insumos são direcionados às instituições que se encontram com níveis considerados críticos de disponibilidade dos medicamentos.

Para Viçosa foram disponibilizando 633 unidades de medicamentos.

Os Itens são essenciais para a sedação dos pacientes em tratamento da covid-19, sendo que o fentanil foi adquirido pelo Governo de Minas e, o cisatracúrio e o atracúrio, pela União. O fentanil é suficiente para uma cobertura de 15 dias e, os demais, para três.

Segundo o diretor de Medicamentos Básicos da SES-MG, Jans Bastos Izidoro, a situação dos estoques de sedativos no estado ainda é crítica, apesar de observadas melhoras em relação a cenários anteriores. “A Secretaria alerta que o cenário ainda não é confortável e todas as medidas de gestão continuam a ser  executadas”, afirma.

Clique aqui e confira a relação das unidades hospitalares que receberam os medicamentos.

Monitoramento

A SES-MG, juntamente com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG), faz um levantamento periódico dos quantitativos dos prestadores e fornecedores de medicamentos e insumos das unidades hospitalares. Também é monitorado o abastecimento de medicamentos nas redes públicas e privadas de assistência médico-hospitalar, que devem informar regularmente à SES-MG sobre estoques disponíveis de medicamentos e insumos.

O monitoramento é feito a partir da autodeclaração e preenchimento de formulário. Assim que cada remessa chega ao estado, o resultado do monitoramento semanal é analisado para distribuição aos hospitais em situação mais crítica e conforme disponibilidade do estoque. A sugestão de distribuição é validada junto a uma comissão da SES-MG e do Cosems-MG.

Cenário

Em Minas Gerais, nesta sexta-feira (21/5), não há registro de falta persistente de medicamentos para o kit intubação nas regiões de saúde, e que gere prejuízo à assistência.

“É importante ressaltar que os estoques são muito dinâmicos, e a rede assistencial do Estado tem conseguido atender à demanda. Apesar de estoques restritos em muitas unidades, não há colapso instalado registrado em nenhuma”, pontua o diretor. Tal cenário se dá devido a algumas medidas tomadas pela SES-MG, como a distribuição – entre 7/7/2020 e 17/5/2021 – de mais de 997 mil medicamentos para os hospitais em atendimento à covid-19.

A partir do monitoramento, o Governo de Minas Gerais tem realizado a reposição de medicamentos de forma estratégica, mediante análise de dados, como fluxo de pacientes e disponibilidade de sedativos. Os hospitais também têm contato com a Rede Solidária, que permite o remanejamento de insumos entre as instituições que observam aumento no consumo de sedativos.

Confira a relação de medicamentos:

Cisatracúrio – 1.360

Fentanil – 95.250

Atracúrio: 23.525

Total: 120.135

Consulta

O monitoramento semanal dos estoques de kits intubação por hospital e a quantidade de medicamentos disponibilizada pela Secretaria podem ser acessados neste link.

 

Gostou? Compartilhe

Deixe um comentário

Avicultura da agricultura familiar abastece merenda escolar em Paula Cândido

Avicultura da agricultura familiar abastece merenda escolar em Paula Cândido

  O primeiro contato com a avicultura ocorreu por intermédio da Empresa de Assistência Técnica e…
Vice-governador apresenta desempenho de sustentabilidade da cafeicultura em Minas durante abertura da Expocafé

Vice-governador apresenta desempenho de sustentabilidade da cafeicultura em Minas durante abertura da Expocafé

  Mais de 99% das propriedades mineiras de café não apresentam evidências de desmatamento. Este…
Defesa Civil Estadual orienta a população diante da chegada de frente fria

Defesa Civil Estadual orienta a população diante da chegada de frente fria

  A chegada de uma massa de ar frio em Minas Gerais, no decorrer desta…
FECHAR MENU

Estamos começando a criar o maior Portal de Informações da Cidade! Acesse sempre…

Cadastrar Rádio

Preencha o formulário para cadastrar sua Rádio em nosso Portal.